ATITUDE - A DESCOBERTA DO POTENCIAL DA SUA DETERMINAÇÃO.

segunda-feira, março 05, 2012 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


A palavra atitude tem ganho diferentes conotações nos últimos tempos. Quase um sinônimo de ação, ter atitude hoje em dia se confundiu com a velocidade da vida moderna e uma certa falta de paciência. Junto a isso, somamos a imagem difundida pela propaganda na qual um sujeito de atitude é aquele que faz, que realiza. Em outras palavras, a publicidade te chama para ação (de preferência, comprando o produto ou serviço oferecido). Vamos nos aprofundar neste ideia por um momento.

"Atitude designa em psicologia a disposição ligada ao juízo de determinados objetos da percepção ou da imaginação - ou seja, a tendência de uma pessoa de julgar tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis. A atitude se diferencia da postura pelo maior grau de concretude dos objetos a que se refere - assim, o limite entre esses dois construtos não é claro. Como no caso das posturas, há grande dificuldade na busca de uma classificação abrangente de todas as atitudes possíveis, pois os objetos a que uma atitude se pode referir são muito heterogêneos e concretos." - Wikipédia



Quem não dormiu durante a aula do cursinho ou da facu, sabe que o vocativo/imperatvo é um dos recursos mais usados na comunicação publicitária, no marketing e nos títulos de 90% dos livros de auto-ajuda. Também é a ferramenta de apelo mais fácil, sempre presente nos discursos de oradores, religiosos e políticos. Basta um "você" bem colocado para chamar a sua atenção (seu vaidoso, rs).

Vamos reunir todos esses conceitos de uma forma didática para que você não pense que estou ficando doido.  Primeiro vamos buscar o significado e alguns sinônimos para determinação:

Significado de Determinação 

s.f. Ação de determinar.
Demarcação.
Definição, indicação ou explicação exata.
Resolução, decisão.
Prescrição, ordem.
Coragem, afoiteza.

Sinônimos de Determinação
 
Arbitramento, brocardo, decisão, deliberação, despacho, formalidade, julgamento, lei, mandamento, norma, preceito, regra e sentença

Como você deve ter percebido, a palavra atitude não aparece como sinônimo e muito menos como uma variável. Pois é. Você tem se deixado enganar durante muito tempo pelos meios de comunicação. Chato, né?

E, ao confundir um significado com o outro, ainda corre o risco de acreditar que ato (de onde vem a palavra atitude) é o mesmo que movimento. Não é e posso provar. Veja a ilustração abaixo:

Meditação: exemplo de atitude sem movimento, mas com determinação.

Afinal, qual a importância disso?  Seja atitude ou determinação, o importante é fazer, correto? Errado. Para o profissional de criação, as palavras tem poder e sentido (inclusive de manipulação). Mesmo trabalhando com propaganda, também somos consumidores e fazemos parte de uma sociedade que manipula o significado das coisas ao bel prazer do cliente, produto ou mesmo de interesses obscuros.

É impressionante como o estudante de publicidade (e mesmo alguns "macacos velhos" da profissão) caem na sua própria armadilha do discurso vazio e vendedor "de geladeira para esquimó". Cuidado com o que você conta pra si mesmo, cuidado.

Atitude e determinação foram apenas duas palavras que escolhi para demonstrar como "é possível contar um monte de mentiras, dizendo só a verdade". Descubra o que é "desejável ou indesejável" primeiro. Isso é atitude na essência da palavra.

Em seguida, determine o que serve para você como pessoa em qualquer área  da sua vida (não apenas na profissional) e use. Seguir estas etapas pode gerar uma grande descoberta. Até mais.



Curta a fan page do A GENTE ESCREVE no Facebook!

0 comentários: