ANIMES RADICAIS - DESCUBRA O UNIVERSO ADULTO DOS DESENHOS JAPONESES.

quarta-feira, julho 11, 2012 Marcos Henrique de Oliveira 5 Comments


Sim Pequeno Gafanhoto, existe muito mais por trás das animações japonesas do que olhos grandes e seios fartos. Hollywood, a propaganda e outras mídias já exploram o universo fantástico do Oriente faz um bom tempo. Nossos amigos nipônicos tem uma criatividade moldada em séculos de histórias feudais que convivem lado a lado com a alta tecnologia.

Os Animes representam a soma dessa cultura milenar que pode ser curtida na forma de desenhos cheios de ação, ensinamentos e muita diversão. E nenhum criativo que se preze pode ficar sem beber desta fonte, não é mesmo?

Não vamos falar de Cavaleiros do Zodíaco, Sawamu (que no Brasil virou Savamu) e outros animes clássicos dos anos 70 e 80. Este artigo é do animes adultos modernos, uma breve apresentação para que você pegue o gosto pela coisa. Alguns podem ser assistidos pelo YouTube com legendas em inglês ou português. 

Existem também séries completas com todos os episódios e as Ovas (siglas para Original Video Animation e Original Anime Video) que são episódios menores dos animes originais e servem como complementos ou paralelos da história original. Procure que você encontra.

Agradeço ao site Anime Blade por ter feito uma excelente pesquisa sobre o tema, disponível para todos consultarem. Concentrei a lista em animes de terror, espionagem, faroeste e ficção (sem hentai*, galera) que possuem maior conteúdo emocional e criativo, ok? Anime-se!

Akira (Katsuhiro Otomo - 1988) - Ficção
Akira é considerado o "Blade Runner" dos animes. Impecável, perfeito e revolucionário. Dizem que vai virar filme. Eu espero que não.

Ghost in The Shell (Masamune Shirow - 1996) - Ficção
Franquia que vai de mangás, dois romances, três filmes, duas séries para Tv, uma trilha sonora de arrepiar e a versão 3D prometida para 2011. Nem tem espaço aqui pra escrever o quanto é bom Assista, assista e assista.

A viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki - 2001) - Aventura Fantástica
Animação premiada mundialmente (inclusive com um Oscar) que reúne os elementos tradicionais dos Contos de Fada com as fábulas japonesas. Para todas as idades. Assista também O Castelo Animado (2004) e o recente Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (2008). As crianças vão adorar e você também.

O Castelo Animado (2004 - Howl's Moving Castle - US Trailer)


Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (2008)
Blood The Last Vampire (Hiroyuki Kitakubo - 2000) - Terror Sobrenatural
Anos 60, uma base militar infestada de vampiros e uma menina de 15 anos com uma espada. Fez tanto sucesso que virou um filme bem legal também. Diversão garantida.

Jigoku Shoujo (Miyuki Etō 2005) - Terror Psicológico
Clima tenso nesse anime sobre uma menina que atende os pedidos de vingança (feitos pela internet), enviando o destinatário do pedido para o inferno. Jigoku Shoujo quer dizer, literalmente, "Menina do Inferno" em japonês. Procure também pelo Death Note (2006) que vai na mesma onda.

Hellsing (Kouta Hirano - 2002) - Terror Moderno
Sociedades Secretas, vampiros de laboratório, intrigas no Vaticano e até uma pitada de Faroeste neste anime de alta qualidade. Conheça, Alucard, o vampiro mais cínico, sádico e arrogante do Universo Anime.

Cowboy Bebop (Keiko Nobumoto - 1998) - Faroeste Futurista
Naves espaciais e caçadores de recompensa embalados por uma trilha de jazz dos anos 40 e a cultura pop americana. Uma salada que deu certo e transformou Cowboy Bebop em um fenômeno dos animes. Não perca por nada.

Bleach (Tite Kubo - 2004) - Aventura Épica
Bleach é o meu anime preferido no momento. Kurosaki Ichigo é um adolescente de 15 anos que pode ver fantasmas. Por conta disso, acaba descobrindo a Soul Society, uma organização espiritual responsável por levar as almas para o descanso eterno. Almas torturadas podem virar Hollows, espíritos malignos que assombram e matam os humanos. Para combater os Hollows existem os Shinigami, uma espécie de samurais espirituais.

Bleach tem a dose certa de aventura, humor e todos aqueles elementos tradicionais dos animes com personagens diferentes (com alta influência dos deuses gregos). É o melhor produto de marketing de venda que já vi com um formato que condensa desenho, música, mangá e brinquedos de forma original. Os vilões possuem nomes em espanhol, italiano e português para atrair o público internacional. O Anime acabou mas promete virar filme em breve.


Ps.: Sim, é uma lista imperfeita porque tem muito, muito anime legal. Uma dica? Visite o ANIME BLADE e o  ANIMESDOWN para maiores informações.

Fontes: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anime
http://pt.wikipedia.org/wiki/OVA  
Estilos de anime e mangá

Death Note
Hellsing

*Hentai é uma palavra japonesa que, nos países ocidentais, é usada para se referir, em especial, à pornografia nos estilos japoneses de desenho (anime e mangá).


Curta a fan page do A GENTE ESCREVE no Facebook!


5 comentários:

Luan Simões disse...

Eu adoro animes.
Gostei de você ter abordado essa parte do entretenimento artístico ficcional.

Normalmente eles são tratados como assunto infantil mas a verdade é que infantis, mesmo, há poucos.

E existe um universo de marketing, pesquisa, planejamento, criatividade e cultura(s) enorme envolvendo essa arte.

E, claro, centenas de milhões de dólares.

Bleach é um dos meus preferidos. Uma pena terem parado de produzi-lo. Acompanho o mangá mas não curto muito o estilo.

Legal seu comentário, Luan. Animes (assim como games)são hoje um negócio sério. BLEACH resgatou a mitologia grega e desenvolveu o Mito do Herói de forma criativa e inovadora. Espero que volte. Abs e boa sorte!

Amo Anime!!! Adorei o blog. Está de parabéns cara!! Continue postando essas maravilhas. Bom, encontrei um site de camisetas, acho que fazem imagens personalizadas, podem nos ajudar. Abraços.

Valeu, Manuela. Continue com a gente :)

Kleberson Lima disse...

Top!

Já assisti Death Note. ...Muito legal!

Além da lista, fiquei interessado em assistir Cowboy Bebop
Abraços e sucessos