PÔSTER - UMA GALERIA DE LINKS PARA COLOCAR SUA CRIATIVIDADE EM CARTAZ.

segunda-feira, junho 03, 2013 Marcos Henrique de Oliveira 1 Comments


Um pouco de história para você, jovem designer: antigamente (muito antigamente), o pôster era tratado somente como um anúncio grande e gratuito, com letras enormes que informavam eventos como reunião na igreja, alistamento militar e outros acontecimentos passageiros. A dimensão era ideal para o sistema de gravação de letras (xilogravura) forjadas em ferro e depois em madeira. E depois, virava lixo.

Novas técnicas gráficas e o envolvimento de artistas locais na criação, gradativamente, transformaram o pôster em um emergente movimento artístico e comercial. Pintores como o francês Toulouse-Lautrec (1864-1901) e o tcheco Alfons Maria Mucha (1860-1939) ilustravam posteres para o teatro de variedades, óperas e cabarés. Nascia uma mídia que ajudou a difundir, mundialmente, a Art Noveau, o Cubismo, o Simbolismo e a Art Deco. Legal, né?

O modelo comercial de pôster (com o sistema de litografia que permitia a reprodução em massa) data de 1870, sendo praticamente o mesmo até hoje. Entendo o pôster como uma preciosa ferramenta de criação e marketing, já que representa uma espécie de "briefing visual" do produto (quando bem feito). Estou sempre "visitando" estes cartazes para deixar fluir novas ideias visuais para composição de um texto publicitário ou mesmo um conto. É uma dica para estudantes com dificuldade de redação. Afinal, dizem que uma imagem vale por 100 palavras, não é?

Abaixo, alguns links legais para colocar a sua inspiração no papel, na tela e no seu trabalho. Pesquise, crie e divirta-se!

Loutrec Posters
Jules Chéret and Lautrec with poster
Ambassadeurs – Aristide Bruant, poster (1892)

Mucha Posters
F. Champenois Imprimeur-Éditeur, lithograph, 1897.
Poster of Maude Adams as Joan of Arc, 1909

LINKS
History of Posters/Poster History

1 comentários:

Marcelo disse...

Show. Pôster era o "must". Tanto que ao longo do tempo figurou em alguns lugaremos como peça publicitária. Muito bom! Abs