Heartless - Um conto moderno de Terror

quinta-feira, novembro 18, 2010 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Temos um grande problema no Brasil com a tradução dos títulos de filmes que, além de afastarem o público do bom cinema, confundem gêneros e tudo mais. Heartless (2009) parece que foi traduzido como Marca da Vingança, o que o confunde com pelo menos mais dois títulos totalmente diferentes. É tempo das distribuidoras tomarem vergonha, não acham?

Heartless (Sem Coração, literalmente) é uma pequena obra-prima “disfarçada” no gênero Terror. Jamie Morgan (o ator/cantor Jim Sturgess que assina parte da trilha sonora) nasceu com uma marca em forma de coração escarlate no rosto e parte do braço. Além de lidar com a repulsa das pessoas e as provocações dos moleques de rua, ele perdeu o pai recentemente e vive em um bairro pobre dominado por gangues que gostam de tacar fogo nas pessoas. Na mitologia, essa desgraça toda é chamada de “Terra Devastada”, um lugar onde parece que nada pode mudar, crescer, se transformar (veja o trailer abaixo).

Na seção Bico de Pena você pode ler mais sobre o Mito do Herói, aquele sujeito que é chamado das cinzas de uma vida de dor e sofrimento para salvar a si mesmo ou uma cidade, estado e até a humanidade. Heartless é um conto urbano moderno que coloca você de encontro aos seus demônios pessoais, dores, amores, deveres e escolhas.

Contendo referências como Fausto, o Livro de Jô, deidades budistas e semi-deuses egípcios, Heartless pode levar você para uma viagem muito interessante sobre o resgate da fé em momentos difíceis e duramente reais.

Na minha opinião, a melhor frase do filme é "Só funciona se você estiver com medo". Então, experimente e depois venha me contar. Até a próxima.


0 comentários: