Mil Faces - Joseph Campbell, o homem que reinventou o Mito.

quinta-feira, novembro 18, 2010 Marcos Henrique de Oliveira 1 Comments


"Precisamos estar dispostos a nos livrar da vida que planejamos, para podermos viver a vida que nos espera. A pele velha tem que cair para que uma nova possa nascer." - Joseph Campbell

A seção Bico de Pena é dedicada aos livros clássicos da Literatura Universal. Isso não quer dizer que um livro didático não seja clássico apenas por não apresentar uma história. O Herói de Mil Faces (The Hero with a Thousand Faces) de Joseph Campbell é uma referencia universal para que você entenda toda e qualquer história, conto, filme e letra de música que passar por seus olhos agora e no futuro.

Nem vou tentar descrever a obra de Joseph Campbell (1904 - 1987) aqui. Este homem fantástico dedicou toda sua vida madura para encontrar a unidade em todos os mitos da criação que contam a origem da humanidade e a batalha do Homem pelo auto-conhecimento. Não existe um cineasta famoso ou escritor que não tenha lido pelo menos um livro de Campbell, principalmente O Herói de Mil Faces. Campbell é o responsável pelo desenvolvimento de qualquer herói moderno que você curte. De Matrix, passando por Harry Potter, Missão Impossível, Supremacia Bourne e Scott Pilgrim Contra o Mundo, todos tem o conceito de Monomito desenvolvido por Joseph Campbell.

Monomito ou Jornada do Herói é uma espécie de padrão, um roteiro que qualquer pessoa (herói ou não) precisaria passar para atingir um novo grau de desenvolvimento pessoal. Em O Herói de Mil Faces, Campbell apresenta através de contos como o do Rei Arthur e a Busca do Santo Graal, as fases da Jornada do Herói para que ele conquiste o tesouro, a princesa, o reino ou o que ele precisa. Resumidamente seria o seguinte:

Estágios da Jornada do Herói

1- Partida, separação
Mundo cotidiano
Chamado à Aventura
Recusa do Chamado
Ajuda Sobrenatural
Travessia do Primeiro Limiar
Barriga da baleia

2- Descida, Iniciação, Penetração
Estrada de Provas
Encontro com a Deusa
A Mulher como Tentação
Sintonia com o Pai
Apoteose
A Grande Conquista

3- Retorno
Recusa do Retorno
Vôo Mágico
Resgate de Dentro
Travessia do Limiar
Retorno
Senhor de Dois mundos
Liberdade para Viver

Sem a baboseira dos livros de auto-ajuda ou modelos religiosos, Campbell escreveu o Mapa da Mina em uma obra de generosidade humana que pode servir para qualquer época ou momento da sua vida. Não se trata de ficção. Com um pouco de imaginação, fica fácil colocar os desafios impostos aos heróis da literatura na sua rotina. Terapeutas e médicos usam a Jornada do Herói para tratar de pacientes terminais. Grandes empresários fazem o mesmo para lidar com seus negócios. E com sucesso.

O Herói de Mil Faces é a porta de entrada para uma maravilhosa descoberta sobre si-mesmo através dos mitos. Se eu fosse você, começaria agora mesmo. Um abraço e boa Jornada!

"O privilégio de toda uma vida é ser aquele que nascemos para ser. Precisamos estar dispostos a nos livrar da vida que planejamos, para podermos viver a vida que nos espera. A pele velha tem que cair para que uma nova possa nascer. Quando nos deixamos guiar pela felicidade, nos posicionamos num tipo de caminho que sempre esteve ali, à nossa espera, e vivemos exatamente a vida que deveríamos estar vivendo.
 
E qual é a natureza do deserto? É uma terra onde todos vivem uma vida falsa, fazem as mesmas coisas que os outros fazem, do modo como lhes foi ensinado, sem que ninguém tenha coragem de viver sua própria vida. O objetivo dos artistas é quebrar janelas nos muros da cultura local para a eternidade. As oportunidades para procurar forças mais profundas em nós mesmos vêm quando a vida parece mais desafiadora.

Siga a sua bem-aventurança, lá onde há um profundo sentido do seu ser, lá onde seu corpo e sua alma querem ir. Encontre a paixão da sua vida e siga-a, siga o caminho que não é caminho. Quando tiver essa sensação, fique aí e não deixe ninguém arrancá-lo desse lugar. E portas se abrirão onde antes não havia portas e você sequer imaginava que pudesse haver." - Joseph Campbell 

 
Não perca os extras deste artigo na fan page
do AGE no Facebook! Curta agora!

1 comentários:

Muito bom ouvir falando isso por aqui. muito importante! espero que a galera procure mais sobre o campbell