SETE ANOS DE A GENTE ENCONTRA E A VIDA DO ETERNO RETORNO

terça-feira, setembro 27, 2016 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Quando eu parti para minha Aventura, as montanhas estavam lá, os rios corriam e o céu era azul. Quando voltei, as montanhas eram as mesmas, os rios continuavam a correr e o céu permanecia azul. Nada mudou ou saiu do lugar, a não ser eu mesmo. - Conto Indígena Americano (adaptado)
Dizem que o número sete é uma conta de mentiroso. Fico feliz em provar, com os 309 artigos publicados até o momento, que nem sempre é assim. Fico ainda mais feliz com as 432.265 visualizações de página que este blog recebeu durante estes 7 anos. 

O AGE - A GENTE ENCONTRA (que começou como A Gente Escreve) é a minha tentativa de promover o conhecimento fora da caixa e do senso comum para provocar perguntas que poucos fazem. Livros, sica, Filosofia e Cultura Pop com o mesmo tom de descoberta e curiosidade que me motivam. Um blog que não nasceu para ganhar dinheiro, não está entupido de anúncios e não precisa de milhares de cliques de página para faturar. Só precisa de pessoas como vocês, fieis leitores :)

É assim que é e vai continuar sendo. Agradeço de coração aos quase 100 seguidores e os passantes. Valeu mesmo!!! E vamos para o artigo da semana!

QUANDO VOMORDE O PRÓPRIO RABO


O eterno retorno é um conceito filosófico do tempo postulado, em primeira vez no ocidente, pelo estoicismo e que propunha uma repetição do mundo no qual se extinguia para voltar a criar-se. Sob esta concepção, o mundo era retornado a sua origem através da conflagração, onde tudo ardia em fogo. Uma vez queimado, ele se reconstruia para que os mesmos atos ocorressem novamente. (Para Nietzsche) um dos aspectos do Eterno Retorno diz respeito aos ciclos repetitivos da vida: estamos sempre presos a um número limitado de fatos, fatos estes que se repetiram no passado, ocorrem no presente e se repetirão no futuro, como por exemplo, guerras, epidemias, etc. - Wikipédia
Pois é, você já se pegou em uma situação onde tudo pareceu igualzinho a um evento do seu passado ou em circunstâncias super parecidas? E que tal a situação do país, o valor da moeda corrente, o preço do dólar, as guerras e as promessas dos políticos? Mudam os personagens e o contexto mas a narrativa é a mesma, sempre e sempre e sempre. Este é o conceito do Eterno Retorno de Nietzsche e todos vivemos nele.

Você acorda, vai ao trabalho, volta, come e dorme para repetir tudo no dia seguinte. Você conhece uma pessoa, vai ao cinema, jantar, motel, namora, casa ou separa. Você sai para beber com os amigos no fim de semana, volta, acorda, vai ao trabalho, come e dorme, conhece uma pessoa, vai ao cinema, jantar, motel, namora, casa e....ok, acredito que já tenha entendido o conceito. 

Repetição e rotina são aspectos inevitáveis na vida por vários motivos. Na repetição, aprendemos um processo e na rotina, aperfeiçoamos o que aprendemos. É assim para aprender uma arte marcial, para meditar, fazer os músculos crescerem e um monte de outras coisas. O nome positivo para isso é disciplina ou Manutenção da Ordem. Disciplina é uma derivação de discipulus, “aluno, aquele que aprende”, do verbo discere, “aprender”.

E o negativo disso é mais conhecido como tédio ou inferno para muitos. É a vida que não "anda", das coisas que não acontecem e se transformam, é o Purgatório dos Católicos e o Naraka dos Budistas. É tudo aquilo que faz você pensar que a vida não tem nenhum sentido (ou a sua não tem). Que dureza, hein?

DEVORANDO A SI MESMO E A INSATISFAÇÃO


Segundo o budismo tibetano, o Reino dos Fantasmas Famintos, também conhecido por Pretaloka, é habitado por seres que possuem um apetite insaciável, e por isso estão continuamente lamentando a falta de algo que lhes traria mais satisfação. Seus estômagos são grandes e estendidos, suas gargantas são muito estreitas e suas bocas são tão pequenas quanto uma cabeça de alfinete. - Bel Cesar, O Reino dos Fantasmas Famintos
No momento atual, com todo o consumismo de pessoas, comida, tecnologia, etc que bate de frente com a falta de emprego, dinheiro, saúde e oportunidades em geral, fica fácil deixar a sua cabeça ficar Pretaloka. É impressionante como as pessoas estão insatisfeitas. Seja por um motivo justificado ou não (e tudo mundo gosta de apresentar uma lista de justificativas), é fato que isso não resolve nada e só irrita quem está por perto. 

É na repetição dos atos negativos da rotina, que perdemos a disciplina necessária para o confronto com os problemas e somamos nossas frustrações com as dos outros. A miséria adora companhia e as pessoas curtem muito mais lamber feridas do que cuidar do que ainda não foi infectado. 

Experimente ficar calmo diante de pessoas frustradas e insatisfeitas, experimente não reclamar ou postar essas horríveis imagens com frases como "Ninguém pediu a sua opinião" ou "Caco de vidro tem inveja de diamante" e aguarde para ser chamado de alienado, sem-noção ou desinteressado. 

As pessoas estão famintas por soluções mas vivem se alimentando de mais problemas. É neste cenário que o conceito do Eterno Retorno e os Fantasmas Famintos adoram aparecer: não existe transformação sem a digestão correta daquilo que ainda não foi assimilado pelo organismo como um todo, seja materialmente, emocionalmente ou espiritualmente (veja como repeti o "mente" ou seja, o seu pensamento diante de tudo). O peixe morre pela boca e a cobra, sufocada pelo alimento que lhe daria energia e sustento. Como mudar isso?

OS SEUS SAPOS, COBRAS E LAGARTOS


A definição de logoterapia, segundo Viktor Frankl, vem do seu próprio nome. Logos significa em grego "sentido". Portanto logoterapia significa "cuidar do sentido". Sentido como significado, meta ou finalidade, sendo esta a principal força motivadora no ser humano. Assim, a logoterapia se baseia no confronto do paciente com o sentido de sua vida e o reorienta para o mesmo. - Alexandre J. Denstone
A primeira coisa que você precisa saber é que paciência não se ensina. Fatores como ambiente e personalidade é que vão definir o seu grau de paciência. Conheço muitas pessoas que confundem paciência com passividade ou simplesmente não reclamar ou não falar no momento correto e permanecem espumando por dentro. Não funciona e pode gerar doenças físicas e mentais. A questão é saber quando, como e o que falar. Paciência é algo que precisa ser exercitado como um músculo para crescer, senão nada feito.

Uma rotina só deixa de ser rotina quando ganha objetivo claro e definido. Ao saber o porquê de fazer o que faz (objetivo) você começa a estabelecer uma disciplina que pode levar ao resultado desejado. Sem isso, você não passa de um Fantasma Faminto na Roda do Eterno Retorno, além de incomodar todo mundo em volta. 

Viktor Frankl (1905-1997) foi um psicólogo, psiquiatra, filósofo e sobrevivente dos campos de concentração mais letais, Auschwitz e Dachau. Conheci seu trabalho por seu livro mais famoso, "Em Busca do Sentido", onde apresenta o conceito de Logoterapia que é a minha primeira indicação para que você comece a entender os Rituais de Passagem do sofrimento e do exercício da paciência. Uma frase para você refletir: 

Nós podemos descobrir o significado da vida de três diferentes maneiras: (1) fazendo alguma coisa; (2) experimentando um valor/o amor; e (3) sofrendo. - Viktor Frankl

AS 12 CAUSAS DO ETERNO RETORNO
 
 
Conceitos como o Eterno Retorno estão presentes em todas as religiões e como parte do estudo filosófico em geral. O resumo acima, retirado do Budismo, é muito prático para que você não se esqueça do que te leva a praticar, repetidamente, uma velha solução para um velho problema, sem alcançar resultado algum. Você pode salvar a imagem e colocar no seu celular, blog ou imprimir para deixar no trabalho, etc. 

Que fique claro: o esforço e a disciplina para cuidar dos seus sapos, cobras e lagartos é exclusivamente seu e de mais ninguém. Mas é realmente impressionante como surgem pessoas para te ajudar quando uma mudança de padrão comportamental começa a se manifestar. Ao sair do grupo do "só reclama", as transformações acontecem, pode acreditar.

Este artigo, se é que vai te ajudar, é o meu presente por estes sete anos de companhia aqui no AGE - A GENTE ENCONTRA. E que venham mais sete e muito mais, de preferência, com vocês ao meu lado. :)

Sorte, saúde e prosperidade e até a próxima!!!

CURTA E COMPARTILHE O AGE COM SEUS AMIGOS!!



0 comentários: