SW@RMING - O INDIVÍDUO NA ERA DO COLETIVO-ENXAME.

quinta-feira, junho 20, 2013 Marcos H. de Oliveira 6 Comments


" Uma multidão é um mostro sem cabeça" - Charles Chaplin

A proposta do AGE - A GENTE ESCREVE sempre foi a de fornecer artigos atemporais, aqueles que podem ser lidos hoje ou daqui a 10 anos, referências legais de livros, filmes e outros assuntos que mantém um centro imutável de conhecimento dentro do universo cultural. Para que isso não mude, escolhi um termo relativamente desconhecido para escrever sobre os processos coletivos que podem levar à mudança social, pessoal e também histórica de um povo (assim como ocorre na Natureza).


Swarming é um comportamento coletivo exibido por animais de tamanho similar que se agregam e se movem em conjunto por diferentes motivos como o processo migratório, ataque coordenado ou reprodução em massa. O termo é aplicado especialmente aos insetos (abelhas e formigas, gafanhotos) mas também pode ser aplicado a qualquer outro animal que apresenta um comportamento enxame (como pássaros, morcegos e salmões). 

Em termos mais contemporâneos, os swarmings (movimentos em massa) podem ser representados pelas redes sociais, redes neurais e grandes movimentos coletivos como jogos de futebol, shows de música, cultos religiosos, flash mobs e passeatas.


"Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução. Alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies." - Machado de Assis

Existem diferentes intenções pelos quais, tanto os seres humanos quanto os animais, se agitam, se revolucionam. O principal deles é a sobrevivência. Não a sobrevivência do indivíduo mas da espécie. A luta do swarming não é pelo sujeito, é pelo coletivo. Nos irracionais, isso é chamado de instinto coletivo. Nos racionais, de inconsciente coletivo (Jung) ou consciência coletiva (Durkheim). E temos, ainda, o interessante comportamento de manada onde "indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma, embora não exista direção planejada."


O comportamento de manada é mesmo tão interessante quanto perigoso: sem direcionamento nenhum ou levado por uma liderança cega, pode ocasionar a histeria em massa (quando um grupo de pessoas acredita que sofre de uma doença ou padecimento semelhante - Wikipédia) e até mesmo ao suicídio coletivo. 

"A histeria coletiva pode se espalhar quando existe um medo de exposição a uma doença, associado a um ambiente estressante e fechado." - Como Funciona


Podemos trocar a palavra doença por outra que faz muita mais sentido nos tempos modernos e para comunicação: o viral. Os pássaros precisam do vento, os morcegos de um radar e nós das redes sociais. Já falei sobre viral por aqui (olha) e não preciso ilustrar muito o que uma boa ideia ou um grande sentimento de frustração podem fazer nas nossas células-espelho e córtex pré-frontal.

Não cabe aqui ficar estendendo as questões e "gatilhos" que levam ao comportamento radical de massa, suas motivações políticas ou ideológicas. O swarming é um fenômeno da natureza humana e animal que pode clarear muito as suas ideias, antes de se precipitar ou ser arrebanhado por um grupo viral de pensamento. Consciência vem antes de re-evolução até mesmo no dicionário.


A História está carregada de bons e maus exemplos de swarming (como você pode conferir nos vídeos abaixo). Basta lembrar que para os animais, o motivo é sempre justificado pela sobrevivência da espécie e a fuga da extinção. E para nós, humanos, qual seria o motivo principal? Pense e te encontro na próxima onda.

6 comentários:

Angelita disse...

De todos os comentários que eu li a respeito das manifestações destes últimos dias, seu texto foi o que propôs a reflexão mais objetiva sobre o motivo destes protestos - Onde se quer chegar?
Algo que começou como uma reivindicação justa está perdendo o foco.Só vejo mesmo o poder das redes sociais em estimular as massas à ação.

Agradeço por sua leitura, Angelita :)

Seguindo teu Blog e curti a fanpage! Adorei as postagens! Um abraço!
http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

Valeu, Lucélia! Bem-vinda e, se possível, compartilhe :)

http://port6keditfundamental.jimdo.com/un-7-o-corcunda-de-notre-dame-livro-e-cinema-verbos-auxiliares-e-locuções-verbais/atividades-de-pesquisa/textos-para-leitura-1-e-2/

Caso não se oponha, vou fazer uma indicação de seu texto. Um abraço e boa páscoa.

Claro que sim, professor. É para isso que o AGE foi criado. Agradeço pela sua participação. Grande abraço e continue ensinando :)