HATERS E A ARTE DO ÓDIO CUSTOMIZADO NAS REDES SOCIAIS

domingo, maio 12, 2019 Marcos Henrique de Oliveira 2 Comments


Amor e ódio são os dois mais poderosos afetos da vontade humana. - Padre Antônio Vieira
E chegamos a um ponto na História da Humanidade onde o ódio virou moda e um sentimento aceitável. Não se engane, desde Abel e Caim que o ódio vai muito bem, obrigado. Só que agora, o ódio ganhou seu próprio marketing na forma dos "haters", essa galera que é igualzinha a você...só que odeia. Ou será que é você que é igual a eles e não admite?

Para qualquer escritor, o ódio é um dos sentimentos mais ricos que existem para criação de personagens. É no ódio que aquele caldo quente de emoções negativas como ciúmes, vingança, desprezo e baixa autoestima podem extravasar em horror e fúria. Escritores amam odiar. O ódio dá sentido e motivação. É um veneno e uma bomba. Pode destruir lentamente ou de uma só vez. Perto do ódio, o amor é bobinho, brega e passivo. 

O problema é que, na vida real, o ódio mata de verdade.

APRENDENDO A ODIAR


O homem está sempre mais descontente com os outros quando se acha menos contente consigo próprio. - Henri Amiel
Antes que você comece a se achar bonzinho demais, gostaria de te lembrar que, atualmente, odiar é muito fácil e com múltiplas escolhas. Você pode odiar a política e os políticos, outras raças, fãs de Star Wars, da Marvel ou DC, a lista é infinita. Você pode, inclusive, odiar a si mesmo e culpar os outros. As chamadas "Pessoas do Bem", então...essas amam odiar com argumentos inteligentes, de forma secreta, logo depois da missa de domingo. O ódio "justificado" é um dos meus preferidos porque se garante no pensamento do senso comum e dá um certo status social ao ser comentado: "Ela matou a mãe, é claaaaro que deve ser presa. Onde já se viu? A própria mãe!"

Ninguém acorda odiando ou amando. É um processo, um aprendizado. Começa com uma palavra jogada ao acaso: "Odeio quando demoram pra me atender no restaurante". "Nossa, como eu odeio meu trabalho!". Depois de um momento, a palavra ganha força e vira quase que um adjetivo para o cotidiano. E se banaliza. Nos tornamos grosseiros e rudes, cínicos e sarcásticos mas trocamos por "pessoas de opiniões fortes e convicção". Não, nos tornamos pessoas que odeiam, simples assim.

E então, sem percebermos, o ódio se tornou aceitável, virou um padrão fortalecido pelas Redes Sociais e enfraquecido em seu sentido real, negativo e nefasto. Aliás, quase da mesma forma que fizeram com o Amor, tempos atrás. Amor e ódio se transformaram em "produtos", sentimentos desidratados de consumo. "Gostaria de uma porção de batatas fritas pra acompanhar esse seu ódio?" "Mas é claro, muito obrigado!"

Cara, como eu odeio isso.
  
ODIAI UNS AOS OUTROS COMO A SI MESMO 


O ódio é a tristeza acompanhada da ideia de uma causa exterior. - Baruch Spinoza.
Ninguém odeia o outro ou alguma coisa, sem antes odiar a si mesmo. Em outras palavras, o ódio é um recalque, uma falha na capacidade de observar os próprios sentimentos com distanciamento. Estamos neste momento, não estamos? Entre exageros sobre nossas capacidades e pela falta de melhores oportunidades para realização pessoal...odiamos. Odiamos pela falta de trabalho, amor, sexo, segurança, reciprocidade e até mesmo por não termos nada melhor pra fazer. Odiamos por tédio ou pela falta de tempo. Odiamos as qualidades e aptidões que não desenvolvemos e vemos "esfregarem na cara" dos nossos perfis sociais. Como é dura a vida de quem odeia...

O mais interessante é que odiar ocupa tempo e espaço, fato que as pessoas nem se dão conta. Inclusive, existem até aqueles haters profissionais que pesquisam durante horas para "dar aquela resposta" a um post ou comentário que odiaram. E estamos ensinando as crianças a odiar também. "Eu te odeio" é a frase mais comum que sai de uma criança ou adolescente insatisfeito, fruto de uma mentalidade que não reconhece o verdadeiro peso deste sentimento (mas sofre, confusa e emocionalmente, por ele). 

A psicologia nos ensina que o ser humano sempre escolhe fugir de qualquer sentimento negativo. Negar o negativo é a prioridade. As bolhas sociais (um lugar mais pro negativo do que qualquer coisa) e seus robozinhos espertos sempre vão selecionar o melhor pra você. Mas o melhor pode ser bem monótono e chatinho, porque não provoca. Uma hora, você se cansa de gatinhos e bebês, mensagens com frases de autoajuda e discursos religiosos e parte pro ataque. Publica um post de fofoquinha ou algum comentário político para aguardar, até com alguma ansiedade, que alguém venha falar mal. O ódio precisa e sempre vai precisar de um alvo. Seja você ou todos os outros.

MEU ÓDIO SERÁ TUA HERANÇA


O que as pessoas querem é o ódio, o ódio, nada mais do que o ódio, em nome do amor e da justiça, odeiam. -  David Herbert Lawrence.
Sabe, você pode criar um verdadeiro "bunker" contra o ódio. Pode se esconder dentro de uma religião, frases bonitinhas e clichês de amor e tolerância social mas...o ódio ainda vai estar lá, esperando para ser compreendido em toda sua fúria. Idiotas e imbecis (acredite, existe uma diferença) não questionam seus sentimentos. Eles vão na onda, seguem com um grupo e se sentem protegidos por ele.

Aquilo que chamamos de Inteligência Emocional não comporta apenas os bons sentimentos. Pelo contrário, busca um diálogo com o que há de pior em nós. Amamos por um motivo e também odiamos por um motivo. Como Jung já nos ensinou, tudo que não é compreendido vira complexo. É a famosa dualidade Deus/Diabo, Bem versus Mal, etc. Tá na hora de você odiar com propriedade e sustança. Ou pare de odiar, seu bobão e bobinha.

Talvez você não tenha percebido, mas este artigo não é sobre ódio. É sobre entendimento. É sobre educação. Centenas de coisas ruins podem ter acontecido com um indivíduo para que ele justifique seus complexos na forma de ódio contra qualquer coisa. Mas o que se vê nas Redes Sociais é uma perigosa satisfação de poder que falseia e fantasia um sentimento perigoso e bem real na vida de tantas outras pessoas. O resto é moda, é lugar comum. É infantil, falso e tão desnecessário quanto o bullying. Quem mente que odeia, também mente que ama, já pensou nisso?

Seja qual for a sua escolha, seja verdadeiro. Se existe algum campo comum no Amor ou no Ódio, este lugar é a sinceridade. Até a próxima!
O homem está sempre mais descontente com os outros quando se acha menos contente consigo próprio.

- https://kdfrases.com/usuario/MadalenaDaltro/frase/36214
O homem está sempre mais descontente com os outros quando se acha menos contente consigo próprio.

- https://kdfrases.com/usuario/MadalenaDaltro/frase/36

2 comentários:

Kleberson Lima disse...

Gostei do post! Necessário fazermos essa avaliação com nosso EU sobre como o ódio pode nos influenciar. ...

Estou em: divulgak.blogspot.com.br


Abcs

Agradecido pelo seu comentário e tempo para postar! Grande abraço!