METAL LATINO - O ROCK PESADO DAS BANDAS COM TEMPERO APIMENTADO.

domingo, maio 29, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Gostar de música pesada não é para todos. Um fã de Celine Dion ou Kenny G., por exemplo, foge deste estilo musical como o diabo da cruz e vice-versa. 

Aqui no AGE, um dos objetivos principais do blog é fazer com que nosso leitores desenvolvam opinião e argumentos que vão além de uma careta de ignorante, que distancia e afasta o conhecimento. Para gostar é preciso conhecer e para conhecer é preciso experimentar, seja um livro, um filme ou mesmo essa galera que grita sobre amor, política, sexo e violência em suas letras com muita força e qualidade musical.

O metal latino possui um DNA musical muito mais politizado do que o heavy-metal americano/europeu. Outra particularidade deste estilo é a presença de instrumentos de sopro (flautas, etc), percussão com tambores tribais, timbas e atabaques, bem como viola de 12 cordas. A banda brasileira Sepultura foi uma das pioneiras neste tipo de mistura, o que levou diversas bandas latinas a experimentarem com sucesso a união de ritmos folclóricos tradicionais com o  metal pesado .

Para não assustar os iniciantes, separei as músicas mais "leves" de algumas bandas do estilo metal latino (que foi enquadrado no gênero nu-metal ou rock alternativo). Se você nunca passou nem perto de um CD de heavy-metal antes, esta pode ser a sua chance de abrir a cabeça, antes do "bater cabeça" como explicado no tutorial abaixo. A melhor arma contra o pré-conceito é a informação. Aumente o som e "headbang yourself".

Ill Niño - How Can I Live (Spanish Video) - Banda de nu metal. Cantam em inglês e espanhol. O vocalista Cristian Machado é brasileiro, criado na Venezuela e depois nos Estados Unidos. É a banda latina de maior sucesso depois do Sepultura.
A.N.I.M.A.L - Sin Ley - Defensores dos direitos indígenas, esta banda argentina de hardcore/groove metal dos anos 90 foi a que mais alcançou reconhecimento internacional. O nome quer dizer: "Acosados Nuestros Indios Murieron Al Luchar" - Acuados, nosso índios morreram ao lutar.
Soulfly - Roots, Bloody Roots - Apesar da maioria das músicas serem cantadas em inglês, Max Cavalera (ex-Sepultura) continua explorando os ritmos brasileiros e latinos em geral com o Soulfly. Vale a pena conhecer e fazer aquela "playlist".
Rekiem - Epilogo - Banda chilena que faz um Metal Alternativo, mais levinho.
20 bandas de Metal Latino que navegam por vários estilos de metal. O chamado Aggro Metal é a designação para bandas consideradas "agressivas" musicalmente e que misturam metal com pop, rock, dance, etc. Escolha a sua!
fontes:
A.N.I.M.A.L.
Aggro Metal

O blog espanhol Livenumetal é a melhor fonte para conhecer mais sobre Metal Latino: http://livenumetal.es/

Não perca os extras deste artigo na fan page
do AGE no Facebook! Curta agora!

Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: