MÚSICA PARA DEPRESSÃO - O SOM DA MELANCOLIA QUE PODE SALVAR SUA VIDA.

terça-feira, julho 24, 2012 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Já falei brevemente sobre este tema no artigo do Joy DivisionAssunto sempre delicado, a depressão possui um lado social nem sempre perceptível: o da arte. Digo "social" porque o estado depressivo é, quase sempre, de pouca valia para pessoa que sofre mas pode gerar grandes obras no campo da literatura, da poesia, da pintura, do cinema e da música. Ou seja, a "dor do outro" pode ser benéfica de certa forma para o resto de nós. Estranho? Continue lendo.

Conhecemos a história de vários artistas depressivos como o pintor Gauguin, a poetisa Florbela Espanca, Greta Garbo, Janis Joplin, Renato Russo e tantos outros. Muito já se falou sobre músicas depressivas, mas raramente como ferramenta terapêutica. A proposta aqui é você experimentar o sentimento fora de você, através da letra e da música, uma espécie de musicoterapia.

A seleção abaixo trata do que São João da Cruz (Séc.16) chamava de "Noite Escura da Alma", um momento de dolorosa contemplação antes da iluminação. Algumas falam de amores perdidos, outras da perda de si mesmo ou da esperança. Do ponto de vista artístico, considero uma dádiva corajosa e sincera, um presente compartilhado de compositores e intérpretes para Humanidade. 

É preciso uma certa maturidade para ler e escutar as canções, para separar o sentimento do artista do seu próprio sentimento de ouvinte. Não aconselho para quem já "curte" o estado deprê (como Emos e Góticos) porque é uma experiência de arte e cura, não de preferência musical. 

Por questão de espaço, coloquei os links para as letras traduzidas. Lembre-se: eles sentiram para que você não precise sentir. Não é legal virar uma "esponja" para sentimentos desta espécie. Que sua experiência seja a melhor possível. Até mais.

Portishead - Sour Times (Tempos Azedos - Letra)
Janis Joplin - To Love Somebody (Para amar alguém - Letra)
Johnny Cash - Hurt (Dor - Letra)
Chet Baker - Almost Blue (Quase Triste - Letra)

Aimee Mann - Wise up (Desperte - Letra)
Elis Regina - Atrás da Porta
Lobão e Os Ronaldos - Mal Nenhum (Letra de Lobão e Cazuza)


Curta a fan page do A GENTE ESCREVE no Facebook!


0 comentários: