COMPANIA - A COMPREENSÃO DO ESTAR JUNTO.

quinta-feira, novembro 17, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 1 Comments


Sim, o título é este mesmo. Não houve erro de digitação. Com tantas mudanças absurdas na ortografia, resolvi incluir a minha. Nunca gostei mesmo desta palavra "companhia" que carrega o sentido frio de empresa ou negócio e muda a natureza das coisas. "Compania" é diferente, mais próxima e calorosa, como deveriam ser todos os contatos com amigos e pessoas que realmente gostamos, não acham?

Nem sei porque ainda chamamos as empresas de companhias. Eu não acompanho as empresas, elas que insistem em me acompanhar com seus anúncios antes do vídeo que desejo assistir, antes da novela e do filme no cinema. Isso não é "compania", é perseguição. Eu ando na "compania" de amigos e não na "companhia" de empresas.

Cheguei a conclusão que ninguém usa esse "h" mesmo. Então, vamos abolir. Compania sem agá tem mais honestidade (que já vem com agá), é mais espontâneo.
E ainda faz lembrar "compañeros", aqueles que não pulam do barco, os amigos do peito e de todas as horas. Como "Los 3 amigos" ou "Os três Mosqueteiros" que, na verdade, são quatro. Afinal, sempre cabe mais um quando a compania é pra valer.

Talvez o mundo precise de mais "companias" e de menos "companhias". Talvez. Menos contato à distância através das "companhias virtuais" e mais contato físico com as companias que riem, dançam, festejam e brindam o encontro e a experiência do estar junto. 

Nenhuma companhia de cosméticos, investimento ou seguro de vida, deveria dizer como você deve ser feliz, cuidar dos seus filhos e amores. Simplesmente porque eles não estão lá, naqueles momentos que você chama de vida e experiência.

Acredito que não vou encontrar a palavra "compania" nos dicionários do futuro. Tudo bem, porque você já entendeu o recado. O texto acima é o resultado um desafio temático que recebi tempos atrás: resignificar o sentido das coisas, das palavras para criar algo novo. Experimente e crie as suas. Pode ser revigorante e inspirador para sua imaginação.

Este artigo vai para todos os compañeros do PSVSite (Mauro Sérgio, André Rafanhin, Helena Perdiz, Gulherme Aranha e galera), do Publicitário Nato, Camila Fernandes Mila (que forneceu a inspiradora foto) e para todos que acompanham o AGE. Que todos vocês continuem em boa compania. Até o próximo.


Curtiu? Então comente e compartilhe nas Redes Sociais!


1 comentários:

Helena Perdiz disse...

Sou mais do que a favor da compania sem H.
Perfeito :)