MPB GRINGA - SUCESSOS BRAZUCAS COM SOTAQUE INTERNACIONAL.

sexta-feira, junho 22, 2012 Marcos Henrique de Oliveira 3 Comments


Em algum momento na história, o brasileiro vai se tocar que a nossa música tupiniquim merece respeito de verdade. Não se trata de patriotismo, mas do reconhecimento de um gênero musical rico em criatividade e estilo que continua influenciando músicos em todo mundo. Quer ver?

John Densmore (baterista do The Doors), por exemplo, confirmou em entrevista que seu estilo de tocar bateria vem da Bossa Nova, dos discos de Tom Jobim e Sérgio Mendes. David Byrne (Talking Heads), resgatou a genialidade de Tom Zé, um talento desprezado durante anos pelas rádios e o público brasileiro. Japoneses tem aula de samba e formaram até uma banda (veja o link). Enquanto isso, no Brasil, apenas duas rádios tocam MPB na programação normal. Santo de casa...

Preparei uma seleção de cantores brasileiros que tentaram (alguns em começo de carreira)  fazer sucesso no exterior, cantando em inglês. Nem precisava, nossa música é universal. Até a próxima.

Roberto Carlos - Breakfast (Café da Manhã) - É mole?

Raul Seixas - Fool's Gold (Ouro de Tolo) 


Tim Maia - I Don't Care (simplesmente perfeito)

Elis Regina - I can't take my eyes of you (uau!)

Elis Regina e Michel Legrand - Summer of 42 (especial da TV Alemã, 1972)

Wilson Simonal - Wave (Tom Jobim)

Artistas brasileiros que conquistaram o mundo cantando em inglês

EXTRA:
Nilo Koizumi é uma japinha gatissíma que adora Bossa Nova. Ouça, "Mais que Nada" de Jorge Ben Jor que virou sucesso internacional, primeiro com Sérgio Mendes e depois com o Black Eye Peas. Procure o cd: Bossa@Nilo


Prometi e aqui está: Yo-No toca "J-Pagode", ou seja, pagode japonês (!!!) 

Curta a fan page do A GENTE ESCREVE no Facebook!

3 comentários:

Malkaviano disse...

Nao concordo com voce. Valorizar nossa cultura é uma coisa, desprezar ou nao querer expandir em outras é tolice.
A necessidade de um cantor expor sua canção (letra e emoção) ou mesmo um HIT de sucesso , enfim, o que seja nao importa, é música, parte da necessidade, prazer e sonhos artisticos. Claro, nao vou negar que hoje em dia isso é até mais de um ponto de vista da gravadora, mas nao que nao exista a vontade do artista.
Talvez nunca tenha cantado, e nem goste de cantar, eu nao canto, mas, gosto de cantar. Eu sendo aquele velho conhecido que só canta no banheiro consigo fechar os olhos e sonhar cantando para que todas as pessoas do mundo entendessem , imagina um profissional!
Ser brasileiro nao significa que devemos viver acorrentados em nossa cultura do presente ou passado nao. Somos seres humanos de um único planeta chamado Terra. E para finalizar, se o português é um idioma difícil e o inglês é universal azar o nosso que somos oriundos de uma história um tanto conturbada desde o passado.
Defendo sim a questão de ser nacionalista em alguns pontos ao que se refere as nossas ações e maneiras de cobrar o que seja entre nós mesmo aqui dentro do Brasil, porém, a arte é infinita e nao existe opnião alguma contrária que será verdadeira, perante ao que deveríamos ser e pensar: explendidamente abertos ao mundo!
Adoro ouvir um gringo cantando uma música nossa, e amo ver um brasileiro cantando feito gringo. A semelhança resume tudo: amor e música, simples!
Abraço!

Malkaviano disse...

reli agora sua mensagem inicial aos videos e percebi que havia lido a primeira vez com rapidez e pouca percepção no que se referiu.
Voce foi muito feliz em suas palavras, analizando a situação do povo para com a musica e valorizações. Foi feliz em resumir sobre o patriotismo, e fez ver que meu texto anterior foi desnecessário.rs.
Concordo com voce em mais uma coisa e ainda complemente: nossa musica é universal sim, porém, como todas as outras do planeta! Musica é universal por si só, mas, temos que ser inteligentes de nao esquecer que entender o idioma da canção é um diferencial a mais comparado só com o impacto que a voz da canção trará aos ouvidos de quem ouve sem entender a letra.
Parabens! E desculpa, qualquer palavra que tenha soado ofensivamente, nao era e nem é essa a intensão.

Sem problema. Espero que continue curtindo o blog. Sorte e prosperidade :)