MAKING OF - O SANGUE, O SUOR E AS LÁGRIMAS DA IMAGINAÇÃO.

sexta-feira, junho 17, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments



Um dos motivos do curso de propaganda e publicidade ser um dos mais procurados pelos estudantes é a magia da profissão. A propaganda é uma das poucas áreas que consegue reunir a maioria dos movimentos artísticos como cinema, fotografia, pintura e mesmo o teatro. Trabalhar em propaganda é dar vida ao lúdico e poético, dar forma e conceito aos sonhos de consumo, criando tendências culturais que modificam o pensar de milhares de pessoas. Sentiu a responsabilidade?

Mas, por outro lado, é muito trabalho. E trabalho duro. Muitos criativos iniciantes, embriagados pelo que descrevi acima, se esquecem disso. Horas extras, deadline apertado e pizza fria. Fim de semana no estúdio ou na gráfica esperando o material ficar pronto e reunião segunda bem cedo. Briga com fornecedores e atraso na montagem do stand. Mudanças no orçamento, corte de verbas e ter que começar tudo de novo. E por aí vai. Tudo isso faz parte do "pacote" e, se você não está preparado, é melhor pensar naquele curso de veterinária ou dentista que sua mãe sugeriu.
 
Abaixo, alguns exemplos de "Making of" que pouca gente se interessa em conhecer. É chato? Não, não é, se você está realmente disposto em aprender o processo criativo, onde as ideias começam e todo esforço realizado para obter o melhor resultado.  

Minhas sugestão é: assista todo "Making of" que puder, seja de filmes, propaganda, etc. Boas ideias, surgem de onde menos se imagina. Bom estudo!
Imaginary Forces - um dos mais importante estúdios de criação do mercado americano de filmes e seriados. Contém um arquivo enorme de comerciais, aberturas para filmes (como o novo Lanterna Verde) e séries (como Mad Men). É pra guardar no "Favoritos" e visitar sempre. Abaixo, o processo de produção do graphic designer Michael Riley, vencedor de 3 Emmys.
T-Mobile Dance - Você conhece um dos "flashmobs" mais famosos da web. Hora de saber como foi feito. Criação: Saatchi & Saatchi (Londres)
Eduardo e Mônica (O Filme) - os bastidores da produção deste comercial da agência Africa para o Dia dos Namorados (que gerou uma certa polemica sobre originalidade).
C&A com Gisele Bündchen - trabalho duro que compensa e dá resultado, como demonstra esta campanha campeã da DM9DDB para marca C&A.
The Prodigy - Smack My Bitch Up - o assunto deste artigo é o processo de criação, toda pesquisa e esforço para o produto final. E isso inclui música. Aqui, você acompanha a elaboração de uma dos hits mais revolucionários de todos os tempos, exemplo de paciência e criatividade.
The Making Of 300 - Rodrigo Santoro - Um filme que marcou a estética do novo cinema de ação americano e a publicidade mundial. Vale a penas assistir todo o processo de criação.
Inception - A origem - Leonardo Dicaprio é apenas a "cereja do bolo" desta fantástica produção cinematográfica de 2010. Descubra neste documentário de 38 minutos porque vale a pena investir sempre na inovação.


Curta a fan page do A GENTE ESCREVE no Facebook!

0 comentários: