Escrito para o Cinema - O Nevoeiro - O que acontece quando Stephen King vai ao supermercado? por Marcos H.

domingo, maio 01, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments

O meu trabalho se resume em duas coisas: prestar atenção em como as pessoas reais se comportam e então contar a verdade sobre o que você vê - Stephen King

O que todos os filmes de ficção cientifica de origem americana tem em comum? O medo da invasão e dominação. Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os primeiros filmes Sci-fi como O Dia em que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still, Robert Wise, 1951) e Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, Don Siegel, 1956) usavam o cinema como meio para propaganda anticomunista (veja Macartismo nos links): alguém, totalmente estranho e diferente de você, está vindo para dominar o seu mundo. 

Em O Nevoeiro (The Mist, Frank Darabont, 2007), todo este medo está de volta na forma de estranhos acontecimentos que se iniciam quando um nevoeiro cobre uma cidade interiorana dos Estados Unidos e as pessoas são obrigadas a se esconder em um supermercado. Gradativamente, as mascaras sociais vão caindo diante do medo do desconhecido e a civilidade rotineira cai fora para libertar o instinto de sobrevivência a qualquer preço. 

Stephen King conhece bem os medos humanos. O nome original deste livro adaptado para o cinema é Tripulação de Esqueletos. Juntos e sem nenhuma camada para cobrir nossos defeitos (físicos e emocionais), quem somos? Qual monstro se esconde por trás da convenção social e boas maneiras?

Em O Nevoeiro, cada personagem é pressionado a tirar seus "esqueletos do armário". Como uma parábola para sociedade moderna, grupos se formam a partir de interesses comuns e outros pelo simples pavor. Temos os otimistas, os covardes-briguentos e os fanáticos religiosos. Seja o que for que esteja lá fora, a verdadeira batalha é dentro de cada um. E as escolhas não são fáceis. O Nevoeiro é um daqueles filmes que fazem a pergunta "O que você faria" a cada 15 minutos. 

Com um final corajoso (que pode desagradar alguns), atores competentes e direção segura, esta é mais uma das boas adaptações da obra de Stephen King como O Iluminado (1980) e À espera de um Milagre (1999). Deixo para vocês, a música tocada nos últimos momentos do filme, mais uma escolha perfeita. Assista e descubra. Até mais.

O Nevoeiro - Trailer 
Dead Can Dance - The Host Of Seraphim
Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: