DRÁCULA - O LIVRO CLÁSSICO DE BRAM STOKER.
Crianças, avisem aos vampirinhos apaixonados, aqueles com traços de moralidade e sexualidade bem humanas para darem no pé. Drácula chegou e é o bicho. Bicho mesmo, estilo chupacabra. O Príncipe das Trevas da obra original do autor irlandês Bram Stoker não é brincadeira. Estamos falando do romance de 1897, escrito na forma de cartas (epistolar) trocadas entre o personagem principal, Jonathan Harker, e sua noiva Mina. É pelos olhos de Harker que conhecemos a Transilvânia e o monstro que viria a se tornar um ícone, Conde Drácula.
Vlad Tepes, o Empalador: Drácula? |
Bram Stoker é o cara! |
Não espere climas sensuais de sexualidade reprimida como você está acostumado a ler e ver nas séries de Tv e livros adolescentes. Drácula está morto. Seu coração não bate nem por ele mesmo e nada "levanta", se é que você me entende. Ele é como um viciado, um junkie que mal suporta a presença de um humano sem querer pular no pescoço e sugar até a última gota. Ele é amoral, marginal e sem regras sociais além daquelas que sobraram para se aproximar de suas vitimas. Drácula é um sociopata e pronto.
Bela Lugosi, 1931 |
Por outro lado, o conde Drácula poderia ser visto também como uma vítima de seu próprio vício, incapaz de controlar seus instintos. Lembre-se: ele pode se transformar em rato e morcego (símbolos de doença e contágio), lobo (símbolo do homem dominado por suas emoções, assim como o lobisomem) e fumaça (perda do corpo, da matéria).
Experimente se colocar em 1897 sem luz elétrica, celular e 190 para ver se você é realmente corajoso. Experimente ler Drácula antes de dormir com a janela aberta, o silêncio da noite e um cão vadio latindo na escuridão. Coloque-se no papel de Jonathan Harker, o famoso Van Helsing e sua turma.
Drácula ou um chupacabra junkie? |
Sir Arthur Conan Doyle (criador de Sherlock Holmes) escreveu a Stoker em uma carta:" Eu escrevo para lhe dizer o quanto eu gostei de ler Drácula. Eu acho que é a melhor história de horror, que eu li em muitos anos."
Sinta o medo e divirta-se. Até a próxima.
Christopher Lee |
Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dr%C3%A1cula
http://www.mrmalas.com/sinistro/sinistros/dracula.htm
Drácula -pdf (em inglês)
Drácula - pdf em português
Ps.: Leia sobre Porfiria, a doença que teria dado origem ao mito dos vampiros.
0 comentários:
Postar um comentário