Você Nunca Ouviu...O Rock que vem do Japão por Marcos H.
É isso mesmo, Pequeno Gafanhoto. Preparei um pequeno mapa do J-rock para você conhecer e descobrir que a música japonesa vai muito além do karaokê.
Na verdade, o J-rock abriga uma série de estilos diferentes que misturam o pop americano, nu-metal e até música romântica. Um deles, o visual kei, é caracterizado por roupas coloridas, muita maquiagem inspirada no teatro kabuki e aquela "atitude" andrógina que nos faz lembrar das bandas americanas dos anos 80 como o Twisted Sister e o Boy George.
O maior diferencial para curtir J-rock é sacar a melodia. Todas as músicas possuem um refrão (algumas vezes cantado em inglês) que soa sempre épico, grandioso e inspirador. Obcecados pela perfeição, no Japão músico ruim não tem vez. Com isso, ganhamos uma experiência sonora diferente e inspiradora que dá aquela sensação de aventura.
Agora é a sua vez de abrir os olhos (e ouvidos) para o J-rock. Banzai (tenha uma longa vida)!
Agora é a sua vez de abrir os olhos (e ouvidos) para o J-rock. Banzai (tenha uma longa vida)!
Alice Nine - Tsubasa (J-pop)
Luna Sea - Gravity (J-pop com guitarras que lembram U2 dos anos 80)
Asian Kung-Fu Generation - After Dark (J-rock com pegada Foo Fighters)
Abingdon Boys School - Howling (Hard-rock com pegadinha Metal)
Dir en grey - Obscure (Visual Kei/Nu-metal e minha banda predileta com influencia de Korn, filmes de Terror e refrão épico :)
Um Top 20 para você conhecer mais o estilo J-rock
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Japanese_rock#Visual_kei
Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve |
4 comentários:
rock japones muito loko antis eu não gostava agora eu gosto
Legal, continue acompanhando o AGE para mais novidades musicais!
Cara, J-Rock é uma coisa doida... Comecei a curtir na adolescência, tempo que passava muito do meu tempo jogando Neo-Geo CD!
Conheci muita coisa boa, desde um rock com pegada em blues do Fukuyama Masaharu, o rock n'roll de categoria do Blue Hearts (recomendo as músicas Hitoni Yasashiku, Linda Linda e Blues wo keto ba se) até o som meio viajante da música Love Phantom do B'z (procurei mas não achei nada dessas bandas na net, acho q por ser mais antiga e o volume de coisa nova é grande, acabaram sendo engolidas).
Bom é isso aí, agora tenho mais referências para continuar procurando música japa bacana!
PS: Eu tenho um registro ao vivo (All Live Sold Out) do Blue Hearts, esse disco eu não empresto para ninguém (AHAHAH!) mas eu posso passar o mp3 para quem interessar!
Valeu Lelo! Experimente o http://thejapanscream.blogspot.com/ (acredito que vai encontrar o B'z lá :))
Postar um comentário