Escrito para o Cinema - O Exame - Será que você passa? por Marcos H.

sexta-feira, abril 01, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments

Vou te contar que fiquei surpreso com este filme de suspense pouco conhecido e divulgado. O Exame (Exam,2009) surgiu na onda dos "thrillers psicológicos" como a franquia Jogos Mortais, O Albergue e até mesmo programas estilo O aprendiz e Big Brother. 

O diretor iniciante Stuart Hazeldine joga você pra dentro de uma sala (sem janelas e com um guarda na porta) juntamente com oito candidatos a uma vaga milionária dentro de uma corporação misteriosa. Você e os demais participantes tem 80 minutos para descobrir a resposta do tal exame. Mas...qual é mesmo a pergunta?

Sem apelar para sangue demais e uma escatologia de gosto duvidoso, O Exame propõe uma discussão sobre a sua identidade (e atitudes) diante dos acontecimentos da vida. Será que perdemos aquela linha tênue que nos separa do gênero humano e nos aproxima da necessidade quase animal e instintiva de dominação e conquista?

Parece que sim, porque vemos isso todos os dias: estudantes se matando de estudar para entrar na faculdade ou, literalmente, tirando a própria vida porque não entraram. Profissionais competindo como zumbis famintos por uma vaga em uma grande empresa ou puxando o tapete do colega ao lado. Donas de casa surtando por uma vaga na frente da escola. E a coisa parece piorar cada vez mais.Que Mundo Cão, hein?

Minha sugestão: convide seus amigos para assistir com você, escolha um personagem pra chamar de seu e confronte as atitudes dele com as suas. E se você você? O que você faria?  Ambição, racismo, inveja e competitividade fazem parte deste exame. Será que você passa? Boa sorte e até mais.

O Exame (2009)

Fontes:



Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: