Culturaria - Papagaio! Os programas "amigos" da pirataria virtual por Marcos H.

terça-feira, março 29, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments

Pois é. Enquanto não existe, na prática, um acordo que satisfaça o bolso do consumidor e a ganância das gravadoras e fabricantes de softwares, a pirataria continua. E se nenhuma solução aparece no horizonte, por que não ganhar com isso de forma legalizada?

Essa parece ser a filosofia de alguns programas e aplicativos que encontramos na Web. Na forma de add-ons e plug-ins (complementos que adicionam funcionalidades), ferramentas de busca e softwares livres, esses verdadeiros "papagaios de pirata" podem oferecer seus serviços sem o medo de serem capturados pela "Guarda Real". Salve Jack Sparrow!

Separei alguns "papagaios" que você pode usar à vontade. São ferramentas práticas que considero indispensáveis pra facilitar a minha e a sua navegação de forma legal (nos dois sentidos). Também servem como um bom exemplo de empresas que desenvolvem aplicativos de uso livre, onde o retorno financeiro não é o principal objetivo.

Uma dica: Confira também o Toolkit de Criação na seção Olha Criativo!


Papagaios Auxiliares - Ficam lado a lado do seu navegador para quando você precisar.

Screen Grab Pro - é uma ferramenta de extensão (add-on) para captura de imagens na internet. Basta clicar na imagem e colar em algum editor como o photoshop. Simples.

Ant Video Downloader - considero o melhor add-on gratuito para baixar vídeos no YouTube, Google Video e outros. é clicar e baixar. Experimente.

Video2mp3 - Outro papagaio ótimo. O add-on fica logo abaixo da área de vídeo no YouTube. Gostou de uma música ao vivo, por exemplo? É só clicar que ele converte pare mp3. Uau!

FastestFox - Grande sacada para acelerar pesquisas e tarefas comuns de navegação.

Papagaios Buscadores - Vão te ajudar a pesquisar arquivos compactados, música, vídeo e muito mais.

http://www.filestube.com/ - um 'busca tudo' de arquivos zipados. O melhor: ele vai direto para o link do arquivo.

http://www.bomb-mp3.com/ - encontre a música que estava procurando de forma rápida e fácil. Outros legais são o http://www.dilandau.eu/ e o http://beemp3.com/.

pdf-ebook - encontre facilmente o eBook que precisa em formato pdf.

Papagaios Conversores - Serviços on-line que transformam quase tudo.

Convert.files - Converte documentos, imagens, arquivos, fotos, vídeos e música. Completo e funcional.

GetAudioFromVideo - Outro papagaio esperto que transforma o áudio dos vídeos em mp3, mp4 ou 3GP.

SaveYourTube - Adivinha! Converte os vídeos do YouTube em MP3, MPEG, AVI, WMV, MOV e outros.

Vero (Corretor Ortográfico) - Add-on para Firefox que verifica e corrige automaticamente seus textos. É meu parceiro aqui no AGE. 

É sempre bom lembrar que qualquer material na internet possui seus direitos de propriedade intelectual, autoral, distribuição, etc. Esta lista foi criada para otimizar o seu tempo em pesquisa como profissional ou como estudante através de ferramentas que podem ajudá-lo a ser mais criativo. Use com sabedoria.


Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: