PONTO DE RESTAURAÇÃO E OS BOOTS DA VIDA NO REAL

quarta-feira, abril 04, 2018 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


O BUG força o programa a se adaptar, envolve-se em algo novo por causa disso. Funciona ao redor e dentro. Não importa o que aconteça ele muda, ele se torna algo novo. - Mr. Robot
Fiquei um tempo sem escrever porque, como dizem, meu computador "deu pau" e parou de funcionar. Foram duas semanas e meia de tentativa e erro, muita pesquisa e a intenção férrea de consertá-lo sozinho (aliada a realidade de que não tenho grana pra um notebook novo, etc). Tela preta com códigos que eu não entendia, tela azul com erro, diversas limpezas de disco e reinicialização (boot) da minha "janela" para o Mundo. E meu Ponto de Restauração, um recurso do Windows que tem a pretensão de voltar ao que era antes do erro, não funcionava. 

Uma raiva injustificada pela máquina e seus programas me ajudou a entender que, assim como no mundo real, as falhas eram minhas. Eu estava culpando Bill Gates pelos meus próprios erros, pela minha necessidade de testar os limites de um universo programado para ser o que era e se comportar sempre daquela maneira. Eu tentei transformar um sistema ordenado. E ele me respondeu com caos e desordem. 

O SER FRAGMENTADO E DESFRAGMENTADO


Infelizmente somos todos humanos. - Mr. Robot
A necessidade, muito humana, de preencher um vazio é a mesma que levou o homem até a Lua mas, também, até o abismo. Somos impulsionados pela curiosidade de experimentar o novo, de desafiar o desconhecido e seguir paixões e sonhos que podem parecer absurdos e impossíveis em um certo momento. Temos medo de nos tornarmos irrelevantes, o zero à esquerda da equação. Todo mundo que ser um. Ninguém quer ser zero. Sempre apressados, esquecemos de proteger nosso núcleo central e vamos deixando mais espaços vazios do que ocupados. Em outras palavras, fazemos o inverso do que nos propomos a fazer. E nos fragmentamos em pensamentos incompletos e ações precipitadas, nossos erros críticos.

Um fragmento é a parte de um todo ou algo que representa  e identifica essa parte (se for reconhecível). É uma pena de pássaro, o dedo indicador, uma assinatura genética. O problema ocorre quando não conseguimos mais reconhecer o todo por suas partes separadas ou quando o EU não reconhece a SI-MESMO. Seja por fatores externos (como um vírus) ou pela própria fragmentação interna do que nos representa, chega uma hora em que é preciso separar o que é espaço vazio e o que precisa ser reunido para organizar novamente o sistema. A vida pede desfragmentação. Sempre.

É fácil reconhecer uma pessoa fragmentada. Ela perdeu sua trilha de código, seu próximo comando de execução, travou no caminho. Dentro dela, existem mais espaços vazios do que preenchidos, o banco de dados não funciona e ela não consegue acessar as funções mais simples. Na minha experiência de 20 anos com pessoas em estado de pobreza e perdas emocionais, o que mais se apresenta é uma tentativa desesperada de resgatar aquele momento seguro que ficou em algum lugar do passado, seu Ponto de Restauração

Mas será que ele está lá?

O CTRL+ALT+DEL DA VIDA 


Mudamos o mundo todos os dias. Mas para mudar o mundo de um jeito significativo leva muito mais tempo do que as pessoas têm. Nunca acontece ao mesmo tempo. É devagar. É metódico. É exaustivo. Nem todos temos o estômago para isso. - Mr. Robot
Você conhece o termo restaurar. Ele costuma estar associado aos museus com suas pinturas e esculturas antigas, pessoas com lupas e pinceis, óculos enormes e luvas de proteção para não estragar ainda mais a obra que foi atacada pelo tempo. É isso que um Ponto de Restauração pede: Tempo. Tempo para trabalhar sobre uma base desgastada e ferida, sobre uma ferida do tempo. Porém, na vida moderna, tempo é a única coisa que não queremos ou podemos oferecer para que o sistema volte a funcionar. Aparentemente, não temos tempo para o Tempo.

Quando tudo é importante, nada realmente importa. Trabalho, estudos, relacionamentos, grana, falta de grana, mais relacionamentos, amigos, família, sexo, diversão, qual é a prioridade para se viver de forma ordenada? A base de todo sistema é a ordem, o que deve vir primeiro. Converso com pessoas que possuem "primeiros", algo novo e inventado por elas para justificar uma vida que deseja tudo ao mesmo tempo, agora. Essa é, basicamente, a fórmula do Caos. Caos e Ordem são forças simples: no Caos, tudo está em movimento contínuo e sem posição determinada. Na Ordem, tudo tem o seu lugar. Não é realmente difícil de entender, né?

Supondo que a vida é Caos, nossa responsabilidade é estabelecer a Ordem em nós, colocar cada linha de código em seu lugar. Listas de tarefas como limpar a casa e colocar o lixo pra fora, pagar a conta de luz e não esquecer o aniversário do amigo são linhas de código para Ordem. Stress, depressão, raiva, ironia e arrogância são linhas de código para o Caos. 

Quem costuma apertar o CTRL+ALT+DEL na vida (que no Brasil é conhecido como f#d@-$e!) como uma solução rápida para qualquer desconforto, está muito longe do seu Ponto de Restauração e, provavelmente, mais perto de uma perda total do sistema. Hora de dar um boot nisso.

A TELA AZUL DA MORTE E O RECOMEÇO


Nós destruímos partes nossas todos os dias. Nós editamos nossas verrugas, modificamos as partes que as pessoas odeiam. O futuro nunca foi tão incerto. E usam isso para nos amedrontar e nos manter na linha. Nos dizem que não podemos fazer nada. O mundo inteiro é só um grande boato. Assediado uns aos outros com comentários imbecis disfarçados de opiniões, e as mídias sociais que fingem promover intimidade. Todos vivemos nas paranoias uns dos outros. Controle é tão real quanto um unicórnio perneta mijando no fim de um arco-íris duplo. - Mr. Robot
Eu consertei meu computador. Ou quase. Descobri que o HD está com um defeito físico e precisa ser trocado. Eu posso trocar o HD ou correr o risco de perder tudo que está armazenado agora e daqui em diante. Um Ponto de Restauração começa com uma escolha: "Você deseja voltar ao ponto anterior? Todos os seus arquivos serão perdidos. Clique em sim ou não para continuar"

Perder é a palavra-chave. Para que a restauração aconteça, precisamos perder. Pode ser um trabalho, um amigo, um amor, um parente falecido. Perder começa com o Caos mas precisa se tornar uma escolha para que o sistema retorne a sua Ordem. Vivemos em tempos onde a perda é sinônimo de fracasso e  a busca do sucesso em tudo, uma prioridade. Esse é um erro fatal que se repete com regularidade, infelizmente.

Para um sistema tão grande quanto a vida, perder pode ser o primeiro passo para limpar o nosso HD interno e restaurar o que é mais importante para "rodar" novamente. Se você não der o tempo necessário para restauração, se não entender que é preciso juntar os fragmentos espalhados durante anos de vida corrida, o mais provável é que tudo entre em colapso. Ou, como é conhecido em informática, A Tela Azul da Morte. Melhor formatar logo, né?

Um Ponto de Restauração é algo que deve ser feito logo após a instalação do sistema. É um lugar seguro que preserva e contém o que é mais importante para que a ordem seja restabelecida. Espero que todas essas analogias seja úteis para que você retorne ou crie o seu, agora mesmo. Emprego novo? Crie já um Ponto de Restauração que mostre o seu melhor. Relacionamento começando? Delete todos os anteriores para escrever novas linhas de código que traduzam com perfeição as suas emoções. E por aí vai.

E lembre-se: somos imperfeitos por Natureza, essa é a melhor parte. Até o próximo artigo!

CURTA E COMPARTILHE O AGE COM OS SEUS AMIGOS!

0 comentários: