UM MAIS UM IGUAL A NÓS E O ANO DO ENCONTRO EM 2018

sexta-feira, janeiro 12, 2018 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Começava a ter medo dos outros. Aprendia que a nossa solidão nasce da convivência humana. - Nelson Rodrigues
Então, é isso. Seja lá o que você fez em 2017, de bom, prático, ruim ou totalmente irresponsável, essa pedra já foi jogada no lago. O que resta agora é lidar com as ondas decorrentes dessa ação de causa e efeito. Tenha sido você, a pessoa mais legal do mundo ou a mais arrogante e egoísta do planeta, as consequências estão chegando em 2018 para te alcançar. E o que eu chamo de consequências, outros chamam de previsão

Previsão e consequências parecem palavras distintas de significado mas não são. Ambas guardam um conhecimento secreto que pode ficar meio perdido entre o desejo e a vontade de realizar tudo o que não conseguimos no ano anterior. Neste primeiro artigo de 2018, eu convido você a reduzir um pouco essa ansiedade e ingenuidade que aprendemos a cultivar, ano após ano, nos brindes e listas de tarefas para o período que começa. Ei, ainda temos mais de trezentos dias pela frente, então vamos com calma

Aproveito também para deseja, agora mesmo, um ótimo 2018 para todos vocês e agradeço a sua companhia para mais um ano. E, se achar interessante, por gentileza, compartilhe o AGE, ok? 

AÇÃO, CAUSA, EFEITO E CONSEQUÊNCIAS EM 2018

Amar os homens é a essência da convivência. Conhecer os homens, a essência da sabedoria. - Confúcio
Em termos simples, consequência é o resultado de atos que foram realizados em uma ordem determinada ou preconcebida. Esses atos, ou ações, geram uma linha de resultados possíveis que, no seu próprio tempo, vão convergir para um resultado único. Pense naquelas linhas de dominós, entrelaçadas, que vão sendo derrubadas, separadamente, para se encontrarem no final. Você tem a sua linha de dominós (seus atos), o outro tem a dele e por assim vai. Uma ação, gera uma causa, uma causa, gera um efeito, um efeito, gera uma consequência, certo?

A palavra "previsão" é engraçada porque ela disfarça o seu significado óbvio. A maioria das pessoas pensa no futuro, no que vão fazer e coisas assim. Porém, uma pré-visão é o contrário do futuro.  Na verdade, toda previsão começa no estado presente, este é o seu ponto de contato entre o hoje e o amanhã (ou o Agora e o Depois). O gosto popular adora as previsões de fim de ano para os signos, planetas, cartas de tarot, numerologia ou jogo de búzios porque todas essas ferramentas de previsão são inconscientes e divertidas. Elas nos dizem o que devemos fazer, como nos comportar e costumam tirar a responsabilidade pessoal sobre a nossa "linha de dominós". Entretanto, em um estudo mais especializado, previsão é consciência e destino.

Eu costumo pensar em um marinheiro muito experiente e profissional, sentado na areia da praia, olhando para o horizonte. Ele olha o céu e as estrelas, as nuvens, o estado do mar e a velocidade do vento. E ele faz cálculos, muitos cálculos. Ele desenvolve as possibilidades de sucesso e fracasso e pondera acontecimentos. Ele enxerga o Caos e a Ordem das coisas e, somente depois, cria um plano de viagem.  Opa, isso muda tudo, não é?

2018 COMO O ANO DOS ENCONTROS POSSÍVEIS 


Até que você se torne consciente, o inconsciente irá direcionar a sua vida e você irá chamá-lo de destino. - Jung
Certo, você já deve ter percebido que eu tratei a previsão como um plano de metas e não apenas como um punhado de informações confusas e desconexas que você ouviu ou leu depois da ressaca do fim de ano. Todos nós fazemos planos e, segundo a frase popular, Deus racha o bico. Natal e Ano Novo são festividades que se conectam com o nosso inconsciente, com nossos desejos ocultos e aquele tom mágico/religioso que nos faz acreditar que tudo é possível sem o esforço pessoal como emagrecer, arrumar casamento ou um emprego. Só que não.

Existem vários motivos que colocam o ano de 2018 como O Ano do Encontro. Um deles seria a numerologia, onde a soma total do ano nos fornece o número dois e seu significado. Outro seria a Astrologia que estabelece a regência de certos planetas e signos dentro de um fluxo constante de energia que pode favorecer a expansão e o crescimento, neste ano em particular. Para Astrologia, por exemplo, o ano de 2018 só começa em 20 de março, quando ocorre um alinhamento energético entre o Sol e os planetas.

A questão é que, se você for uma pessoa absolutamente pragmática e aversa a qualquer coisa "esotérica", a coisa vai continuar rolando sem a sua presença. Em outras palavras, não faz diferença se você acredita ou não. O lance é saber se você deseja entrar em um fluxo coletivo de energia ou ficar na sua. Livre-arbítrio is a bitch, né?

O INCONSCIENTE COLETIVO DO ENCONTRO (SEM VOCÊ)


O mundo dos deuses e espíritos é ‘nada mais’ que o coletivo inconsciente dentro de mim. - Carl Jung
O estudo do "Inconsciente Coletivo", criado por Carl Jung é bastante extenso e convido você a pesquisá-lo em profundidade. Para o nosso papo, vamos trocar por uma palavra que está sendo muito usada atualmente, a "tendência", algo que surge na sociedade e recebe uma atenção, mais ou menos, perceptível pela maioria.  Moderninhos podem usar a palavra "vibe", aquela vibração ou sensação que mexe com nossos impulsos e vontades de realizar alguma coisa. Lembrando que uma vibe, em termos de energia, nem sempre representa um modismo, ok?

Sem a sua participação, o ano de 2018 vai apresentar possibilidades concretas para realização de planos que estavam em andamento nos anos anteriores e uma busca por mais estudos e aperfeiçoamentos. Todas as áreas de negócios e tecnologia prometem se expandir com pesquisas que serão motivadas por grandes parcerias ou a compra e aquisição de novas empresas. As Mídias Sociais vão receber mais aplicativos que permitam a participação coletiva, assim como os games e aparelhos como smartTvs, etc. Tudo isso são exemplos de Inconsciente Coletivo (tendências) para 2018.

Em termos pessoais, mas ainda coletivo, as pessoas vão continuar a batalha contra qualquer tipo de racismo e opressão, pela igualdade de gênero e o empoderamento das minorias. Entretanto, ainda teremos que maturar muito e afinar a narrativa desse tipo de discurso que não consegue se estabelecer de forma prática por seu emocionalismo excessivo e oportunista que segue apoiado no politicamente correto popular.

Essas são apenas algumas tendências de ação/causa/efeito/consequência para 2018. E você não precisa acreditar em mim: volte aqui em dezembro e confira, ok?

O INCONSCIENTE COLETIVO DO ENCONTRO (COM VOCÊ)


Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca. - William Jennings Bryan
Como já disse uma canção, "quem sabe, faz a hora, não espera acontecer". A Natureza trabalha com um movimento coletivo organizado chamado Swarm (Comportamento animal coletivo, já escrevi um artigo somente sobre isso) e as pessoas funcionam com algo semelhante que pode ser classificado como "Inteligência Coletiva" ou "Comportamento de Manada", quando um indivíduo imita o outro. Vamos falar do Comportamento de Manada para 2018, já que a inteligência anda escassa no coletivo

É fato que a união faz a força mas essa força possui um caráter neutro que pode ser usado para construir ou destruir. Pessoas podem se unir contra o assédio sexual ou a favor do Nazismo. Em 2018, nossos desejos mais inconscientes vão receber uma provocação para emergirem e se manifestarem publicamente. Seremos "provocados" a expor nossa essência, seja ela qual for. Mascaras sociais vão cair, assim como relacionamentos que foram estruturados apenas por interesses e jogos de poder. Sentiu a "vibe"?

Para se manter em equilíbrio, uma balança precisa ter o mesmo peso dos dois lados. Não existem dois pesos e duas medidas para 2018. Ou se aprende a trabalhar junto (de forma organizada e consciente) ou veremos a formação de grupos cada vez mais radicais que irão transformar nossos medos inconscientes em arma de propaganda política e social. Este é um perigo eminente e bem real. Trump que o diga e por aí vai.

Um grupo sem inteligência mas com grande influência social e força pode causar muitos estragos, semelhante a um enxame de gafanhotos em uma plantação. Guarde essa imagem para 2018

A UNIÃO ENTE AÇÃO E DESTINO (SE ENCONTRE EM 2018)


Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro.  - Leonardo da Vinci
Se você anda com a sua cabeça "já pelas tabelas", o ano de 2018 pode ser bem desafiador. Uma sociedade muda de fora para dentro, um indivíduo, de dentro para fora. Descubra se você não está procurando no lugar errado. Em termos pessoais, por exemplo, as mídias sociais representam o desejo inconsciente de "ser o que todos esperam que eu seja" e isso também é preocupante para quem nunca prestou muita atenção a sua própria essência. Em um Comportamento de Manada, não existe individualidade, status ou diferenciação. Em tempos de futilidades absolutas sobre casais de celebridades, Big-Brothers e reality-shows de culinária, fica fácil seguir o bando. Fique esperto.

O ano de 2018 pede o equilíbrio pelo encontro. Encontro com uma pessoa, grupo ou instituição que tenha a ver com seus valores mais pessoais e íntegros. Ter um Plano de Metas como um marinheiro, reduzir o emocionalismo e as decisões emocionais apressadas, tudo isso pode ajudar. Ajuda mais ainda se você confiar na sua essência, naquilo que tem de melhor e sabe que tem. Qualquer tipo de Ego ou arrogância será exposto em 2018, então trabalhe apenas com o seu melhor. E boa sorte!

CURTA E COMPARTILHE O AGE COM SEUS AMIGOS!

0 comentários: