CHRONOS E KAIROS E A CONTEMPLAÇÃO DO CRIAR

sexta-feira, setembro 22, 2017 Marcos Henrique de Oliveira 2 Comments


Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. (Eclesiastes)
Um paradoxo para você: se as ferramentas de comunicação se desenvolveram tanto, desde a carta escrita para o e-mail e mensagens instantâneas, se o papel está dividindo espaço com os tablets e a distância para o acesso a qualquer informação foi encurtada em milhares de quilômetros, por quê será que continuamos acreditando que o tempo é curto?

Até mesmo o planeta Terra esta desacelerando mas continuamos correndo e correndo para tirar o pai da forca. Com os avanços na medicina e na tecnologia, estamos sendo capazes de aumentar o ciclo de vida e já existem seres humanos que passaram dos 100 anos mas não aguentamos esperar na fila do banco, do show, a pessoa responder no whatsapp. O amanhã precisa ser hoje e o ontem causa um stress danado. Queremos o sexo antes do relacionamento, o alto da montanha antes da escalada, o resultado final antes do esforço trabalhado. É o agora ou nunca da ansiedade programada pelo desejo da realização que, parece, nunca acontece. 

O nome disso é Caos, meu amigo.

O SENHOR DO TEMPO E DA OPORTUNIDADE 

 

Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto chronos refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, que pode ser medido, kairos refere-se a um momento indeterminado no tempo, em que algo especial acontece. Em Teologia (estudo das religiões), é "o tempo de Deus".

A frase que inicia este artigo, descreve esse "tempo" chamado Kairos, cujo nome significa “o momento certo” ou “oportuno”. Nenhuma tecnologia pode controlar o Tempo, apenas dar a ilusão mental de que ele existe. Observe os relógios no aeroporto que marcam diferentes horários de chegadas e partidas entre os países e cidades. O Tempo não está lá (porque está em todo lugar), apenas a sua medida de distância. Animais, plantas, a natureza como um todo, têm seu próprio ciclo, representado pelo Sol e Lua, seus "relógios naturais", assim como o envelhecimento das células e do corpo. Somos a única espécie que briga com o Tempo. O que é uma grande perda de tempo, inclusive.

No ambiente de trabalho, manifestamos Chronos e meu espaço é limitado pela física: tenho horários e tarefas para cumprir, tempo de chegar e tempo de partir. O mesmo acontece dentro do metrô e no caminho para casa. Na física, o espaço é definido como "o campo de todos os eventos", "a estrutura que permite quaisquer manifestações físicas e sua interação e dinâmica" e, ainda, "a região compreendida entre dois pontos consecutivos". Você atua de forma linear, cronológica e como parte de um sistema.

O "tempo criativo" é exatamente o oposto disso.

 KAIROS - O TEMPO DA CRIAÇÃO

 
As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo. - Arthur Schopenhauer
Pense em qualquer situação na qual você foi criativo. Naquele momento, você pode ter passado por uma certa perda de espaço, a identificação de onde estava. Pode até mesmo ter abafado as vozes e sons ao seu redor e se concentrado em uma ideia especifica. Sua mente borbulha em pensamentos que buscam a resposta, seu visão ganha o foco de um atirador de elite, tudo fica mais colorido e iluminado. Neste intervalo (que pode acontecer em qualquer lugar), você está no tempo de Kairos, no tempo da oportunidade. 

É curioso descobrir que a palavra crise em chinês tem dois ideogramas, um significando perigo e o outro simbolizando a oportunidade. Isso porquê, só é possível criar através do Caos, ou seja, do não linear. Até mesmo os matemáticos e físicos partem deste princípio. Portanto, tentar evitar o Caos ou a crise em sua vida, só vai fazer com que momentos assim apareçam mais vezes.

Antigamente, muito antigamente, o Caos era usado como uma ferramenta na educação. Pensadores gregos como Aristóteles e monges tibetanos formulavam testes e perguntas absurdas e sem nenhum sentido para desenvolver o pensamento não linear de seus aprendizes e alunos. O que eles buscavam? A quebra de um formato preestabelecido no pensamento, na rotina, na vida. Eles ensinavam a esperar o inesperado, o golpe que surge do nada, a surpresa. Eles ensinavam a contemplação.

COM O TEMPO, HÁ AÇÃO

 

Todos os dias deveríamos ler um bom poema, ouvir uma linda canção, contemplar um belo quadro e dizer algumas palavras bonitas. - Johann Goethe
Vou compartilhar a minha definição: contemplação quer dizer "com tempo, há ação". Como redator profissional, minha criação começa pelo "briefing" (Chronos) para depois entrar na fase do "brainstorm" (Kairos) que é o Caos de Ideias jogadas no espaço, antes de se tornarem conceito e, no momento certo, uma ação prática para o cliente. Parece complicado, mas não é.

A sensação da falta de Tempo é uma somatização da vida moderna e seus desejos de sucesso, status e prazer. Quanto maior o desejo, maior a ansiedade. A contemplação é diferente do processo meditativo mas usa as mesmas bases criativas como o controle emocional, respiração, resiliência, etc. Quanto mais ansioso você estiver, menos vai respirar, sentir e aproveitar o momento porque vai estar com pressa para que o próximo aconteça.

E, de repente, tudo pode acabar na última batida de um coração estressado e uma mente distraída. Afinal, quem não está no seu tempo, não está em Tempo nenhum. Algumas vezes, pode acontecer do seu tempo ser um período de altos e baixos, troca de relações pessoais, emprego ou aquela sensação de que nada de relevante está acontecendo de verdade. Respire e olhe para esse Caos, com calma.  Quando "nada" acontece é que as coisas estão acontecendo, basta prestar atenção

Convido você a tentar aplicar este conceito no seu trabalho (seja qual for) e verá que você tem  tempo de sobra, tanto para Chronos quanto para Kairos. E principalmente para uma qualidade de vida mas criativa, inesperada, prazerosamente caótica. Agradeço pelo seu tempo no Tempo. Até a próxima! 

CURTA E COMPARTILHE O AGE COM SEUS AMIGOS!!!

2 comentários:

Reinam Ribeiro disse...

A velocidade com que os gestores precisam de resultados preciona os criativos a desenvolverem o trabalho sem tanto tempo para inspirações mais plásticas. O fator de um profissional ter que realizar várias funções e acumular responsabilidades também influencia na perda desse kronus. É uma pena, pois perdemos a qualidade criativa da publicidade que faz história, que marca um tempo. Essa dificuldade no planejamento do tempo também é vista nas ações de relacionamento com cliente nos SACs e redes sociais.

Abraço.

Bons exemplos, Reinam. Uma resposta para este dilema é um outro artigo (O Clube da Luta e da Felicidade para o criativo que não cai no primeiro soco - http://bit.ly/mx8Bon). Experimente! Agradeço o comentário. Abs.