CAÍDO EU TE VEJO E COMO AMAR UM MUNDO EM CHAMAS

terça-feira, setembro 05, 2017 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


O Homem precisa se queimar em suas próprias chamas para poder renascer das cinzas - Friedrich Nietzsche
Conversando com uma amiga que não via faz tempo, ouvi uma frase muito interessante: "Eu não sabia como você estava para se interessar em como eu estava". Uau, esse comentário possui diversos valores diferentes sobre essa grande "bolha" individual e coletiva na qual vivemos e a Entropia do nosso universo pessoal em tempos de Redes Sociais e aplicativos de bate-papo.

Entropia é um princípio da termodinâmica que explica a desorganização das moléculas em um sistema ordenado. Quanto maior a temperatura, maior é a desorganização das partículas. Quanto maior a desorganização das partículas, maior é a Entropia. O melhor exemplo é o do gelo que, do estado sólido, se transforma em água com o aumento da temperatura. Em termos coletivos, A Entropia Social é a desordem de um sistema que deveria ser organizado mas se tornou um caos por falta de controle e cuidado. E este é o nosso momento atual, infelizmente.

Vamos pular as desculpas e eventual culpa que sempre pontua as questões de falta de tempo para encontrar as pessoas ou cuidar do que precisa ser cuidado, ok? O ponto aqui é entender a desorganização do lado de fora (o Mundo) e do lado de dentro (o seu Mundo) e não apontar dedos ou soluções. Somente após o entendimento do que significa Ordem para você é que se pode pensar em como organizar o Caos.

O MUNDO PERFEITO - A ORDEM


Não é o perfeito, mas o imperfeito, que precisa de amor - Oscar Wilde
A utopia da perfeição sempre me incomodou. Para alguns, o perfeito é algo puro. Para outros, aquilo que funciona sem erros. Esteticamente, seria a manifestação da beleza como forma, imagem e movimento. Mas a perfeição exige um sacrifício: ela não pode ser mudada nem transformada. Ela precisa ser sempre o que é, na definição de quem a contempla. E é isso que torna a perfeição, um ato falho.

Em outras palavras, a perfeição é asséptica como um hospital, ela não pode ser contaminada por nada que venha de fora. A perfeição não aceita o conflito. Repare nos filmes e livros que retratam um futuro perfeito e sem guerras, fome ou desarmonia. Tudo é branco, limpo e mecanizado (inclusive as emoções). A perfeição é bela, vazia e solitária em si mesma porque se basta.


A perfeição ou o perfeito só pode ser contemplado à distância e representa um reflexo do Ego do observador. Isso porque o efeito da perfeição só pode ser sentido pela comparação do que não é perfeito. A medida do Perfeito é o Imperfeito, o inferior. Portanto, tudo que desejamos que seja perfeito, representa e disfarça uma forma de superioridade que nos distancia de qualquer coisa que ainda não tenha alcançado o seu potencial de excelência (perfeição). Em resumo, a perfeição é um modelo de arrogância.

SEU MUNDO EM CHAMAS - O CAOS


Quando ser bonita é o melhor que se tem, é provável que se transforme em decepção, porque você vai envelhecer de qualquer jeito. - O Mundo em Chamas - Siri Hustvedt
Na busca por "aquilo que funciona", pelo "belo e verdadeiro" e pela perfeição em geral, a Humanidade desenvolveu uma neurose, uma dificuldade de adaptação para existir no mundo. É fácil perceber isso na dicotomia (contraste de ideias) das Redes Sociais com suas selfies de lugares maravilhosos, boa comida e pessoas lindas que se misturam a pedidos de socorro, frases de autoajuda e fotos de crianças hospitalizadas ou cachorros atropelados. Longe dos Contos de Fadas, o mundo não é, nem de longe, um lugar para se viver "feliz para sempre"

Guerras, fome, violência, doenças, terrorismo, racismo, morte. Provocamos tudo o que não queremos porque desejamos a perfeição em cada relacionamento social e íntimo, em cada contato pessoal. "Eu não sabia como você estava para se interessar em como eu estava" (a frase da minha amiga), ilustra muito bem essa insatisfação dos contatos que perdemos por almejar, de forma egoísta, apenas o que pode satisfazer os nossos ideais perfeccionistas do "feliz para sempre".


A Terra possui 7,2 bilhões de outros mundos dentro de si mesmo. Esse é o número de habitantes do planeta. Cada um com a sua caixinha de ideias de perfeição e de "como fazer um mundo melhor". Cada um com seu desejo de encontrar o "par perfeito", "o emprego perfeito", a "casa perfeita", "o país perfeito". A luta pela perfeição ou qualquer outro idealismo, cria a imperfeição e sustenta o ciclo de erros. Sério, quem acha que assim a coisa vai funcionar?

CAÍDO, EU TE VEJO (DE VERDADE)


Se a proposta do aprendizado é marcar pontos e se dar bem em um teste, então nos perdemos a visão do verdadeiro motivo do que é aprender - Jeannie Fulbright
Só para não deixar dúvidas, eu acredito que todo esforço deve ser feito para que o mundo se torne melhor. Um esforço pessoal e coletivo, um trabalho que desenvolva novas tecnologias e aperfeiçoamentos para combater a fome, a violência, etc. Mas eu também acredito que o Leão sempre vai comer a gazela. Sempre. Ou seja, algumas coisas são o que são. Então, por quê ainda desejamos controlar e mudar sua natureza primordial?

Somente os seres humanos tem a capacidade de se apaixonar pela própria refeição ou ir contra a sua formação existencial e biológica. Somos a contradição literal dos fatos. Isso porque, adoramos o sofrimento voluntário, disfarçado de bondade altruísta que, por sua vez, encobre a necessidade de controle, poder e realização que o lado negro da perfeição tenta esconder com tanta "pureza". A perfeição é como uma estátua grega: linda, bela, pura e sem alma. Ela não representa, em sua totalidade, o ser humano cheio de conflitos e aspirações. E nunca poderia.

Mas, se o Mundo está em chamas e a perfeição é uma utopia, qual a solução? Apertamos o botão vermelho e corremos para as colinas para ver tudo queimar? Não exatamente.

O YIN YANG DO MUNDO - VOCÊ


Sonhos são realizações de desejos ocultos e são ferramentas que buscam o equilíbrio pela compensação. É o meio de comunicação do inconsciente com o consciente. - Carl Jung
Para amar um mundo em chamas (e as pessoas que nele vivem), talvez seja precisa dar um passo atrás e olhar o cenário geral. Toda utopia de perfeição nasce de uma insatisfação por algum modelo anterior que deu errado. Em termos evolutivos, o único caminho é para frente e nossas frustrações podem ser a base para grandes atos e transformações. Um novo emprego, amor, casamento, sociedade, música, obra literária, qualquer coisa onde a pessoa deposite seu potencial e um interesse legítimo e dinâmico.

Minha amiga me lembrou que eu precisava "sair do meu mundo" para se interessar pelo universo dela. Ir além das "minhas coisas". Me lembrou também que é preciso Consciência e Realidade para não entrar nessa onda moderna de estar conectado mas realmente não se conectar com pessoas e situações. Consciência é estar acordado, atento para o que acontece e ter foco. Realidade é entender que coisas ruins podem acontecer e acontecem o tempo inteiro. E isso não precisa ser o fim do mundo. Você pode estar caído e mesmo assim, apreciar a beleza à sua volta. A escolha existe.

"Eu não sabia como você estava para se interessar em como eu estava" Agora ela sabe. Vai atrás do que te interessa também. E tomara que não seja perfeito. Até a próxima!


CURTA E COMPARTILHE O AGE COM SEUS AMIGOS!!!

0 comentários: