ANO NOVO E OS FANTASMAS DOS NATAIS PASSADOS

quinta-feira, dezembro 22, 2016 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Tudo o que você faz na vida, cada escolha que faz, tem uma consequência. Quando faz coisas sem pensar não está escolhendo nada, está sendo escolhido. - Motoqueiro Fantasma
Todo mundo conhece a história daquele velho rabugento que, na noite de Natal, recebe a visita de três fantasmas distintos (Passado, Presente e Futuro) para refletir sua passagem de vida e possíveis mudanças e transformações. Charles Dickens e sua genialidade, encapsularam todas as nossas ansiedades e conflitos em um Conto de Natal Clássico que repete, eternamente, a mesma pergunta: 

QUE DIABOS, VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM A SUA VIDA?

Essa é o tipo de questão que só pode ser respondida de duas formas: com uma dura verdade ou uma completa mentira. Os Fantasmas de Carol não estão nem aí para os 365 dias que você chama de ano. Eles aparecem para te informar que a Vida (com "V" maiúsculo) não pode ser representada pelas parcas conquistas e vitórias temporais das 52 semanas que você ficou ralando e se equilibrando entre trabalho e despesas, amores e desamores, promessas e procrastinações. Eles querem mais. 

A LISTA HONESTA DOS AFAZERES PARA O ANO NOVO


Todo o fantasma, toda a criatura de arte, para existir, deve ter o seu drama, ou seja, um drama do qual seja personagem e pelo qual é personagem. O drama é a razão de ser do personagem; é a sua função vital: necessária para a sua existência. - Luigi Pirandello
Alguns fantasmas costumam carregar e arrastar correntes por onde passam. É um simbolismo para o que não conseguimos deixar para trás, aquilo que nos atrasa como memórias tristes e coisas assim. Se você pretende fazer uma Lista Honesta de Afazeres para o Ano Novo, comece sabendo que não vai conseguir emagrecer ou parar de fumar em menos de seis meses, por exemplo. Também não vai conseguir economizar de uma hora pra outra ou deixar de comprar uma besteira "necessária" por impulso. Seus fantasmas sabem disso. E você deveria saber também. Esse não é o problema. O problema é o Drama, dentro e fora da sua Vida.

Vamos começar pelo lado de fora: os problemas do mundo. Terrorismo, Inflação, Guerras, Fome, Desigualdade Social e a lista continua. Tudo isso nos afeta de alguma forma. Somado a esse "mundo maravilhoso", temos todos os problemas familiares que nada mais são do que problemas de várias pessoas diferentes, reunidos em um mesmo pacote. E não se esqueça dos amigos problemáticos que pedem nossa atenção e carinho. 

Anotou? Vamos ver o que sobrou pra você do lado de dentro da sua Vida.

O FANTASMA DA VIDA INTERIOR 


E é você, você é o fantasma atrás dos meus olhos. O fantasma que me conta mentiras. - Hans Gruber
Um dos conceitos mais legais da Consciência é a questão da presença. Estar Presente é estar acordado, desperto e alerta para tudo que acontece em volta. Fantasmas nunca estão acordados. Eles nunca estão realmente "ali" ou "aqui". A presença pede uma substância mais densa (pés no chão, foco, concentração) e fantasmas não tem ossos e...nem pés! 

Quando usamos a passagem do ano e as comemorações como Natal e Ano Novo para "marcar" nossa presença, nos tornamos fantasmas. A grande maioria das pessoas pensa (na Vida) em termos de "linha reta" e "o que eu preciso agora é de...". Bom, a Vida é uma Espiral no Tempo.

Somos estimulados, socialmente, a projetar ideias e planos que se sustentam apenas em aspirações emocionais (Fantasma do Natal Passado) e distantes (Fantasma do Natal Futuro). Experimente se perguntar como está se sentindo Agora, nesse segundo e veja como é difícil encontrar uma resposta segura e verdadeira (Fantasma do Natal Presente).

Todas aquelas retrospectivas que passam na televisão são fantasmas. Todas as projeções para o ano seguinte, mais fantasmas. O lado mais perverso da Consciência é descobrir que na Presença, as coisas são o que são. Elas não são o que eram ou o que serão. Elas são ISSO. Você é ISSO. E "isso" é a Consciência. Complicou?

TAT TWAM ASI - VOCÊ É ISSO 


O privilégio de uma vida é ser quem você é. Encontre a paixão da sua vida e siga-a, siga o caminho que não é caminho. Siga a sua bem-aventurança, lá onde há um profundo sentido do seu ser, lá onde seu corpo e sua alma querem ir. - Joseph Campbell
Prepare-se, porque estamos chegando na parte do "exorcismo" dos Fantasmas dos Natais Passados, ok?

Tat Twam Asi é um termo sânscrito que significa "Isso és Tu", presente em um dos textos sagrados hindus, os Upanishads. Os textos são sagrados pela sua filosofia e não propriamente por defenderem esta ou aquela religião. Ou seja, é uma sabedoria universal que pode ser compartilhada por todos.

A ideia central aqui, é a descoberta do que nos prende (correntes), limita (Crenças) e liberta (Consciência). Este seria o eixo vertical. No eixo horizontal, temos o Passado (Correntes), o Presente (Crenças) e o Futuro (Desconhecido). No centro dessa cruz está a Consciência ou Presença do Agora ou, ainda, Tat Twam Asi.

Lembre-se que estou resumindo bastante este conceito, ok?

Fantasmas se alimentam de desejos e vontades que podem ser materiais, emocionais ou psicológicos. Ter muito dinheiro é um desejo material. Ter um amor ou ser amado, desejo emocional. Obter poder ou respeito, vontades psicológicas. Pare por um momento para absorver estes conceitos. Pense como eles estão organizados na sua vida e a importância deles para você. Eu já volto.

FELIZ ANO NOVO VAZIO 


O Vazio sempre está vazio de alguma coisa e sendo assim, ele Existe - Thich Nhat Hahn sobre Vacuidade - "shunyata"
Voltei. A Lista Honesta de Afazeres para o Ano Novo é na verdade, uma lista vazia. Sei que é muito difícil entender que, ao não pedir absolutamente nada, vamos receber o que pedimos (não confundir com não fazer nada, o nome disso é preguiça, rs). 

Esta é a Era do Desejo e nos acostumamos a pedir e até implorar ou barganhar por nossas vontades. Também é a Era dos Coachings, dos Gurus, do Capitalismo Selvagem e da Bondade de Ocasião (como acontece no Natal e no Ano Novo).  

Repare que "Feliz" não é um estado material, "Ano" é um conceito no Tempo e "Novo" é muito subjetivo. Em outras palavras, nada disso pode ser considerado "real", são apenas manifestações das nossas vontades e desejos existenciais. Eles existem, sem existir.

Ao pedir Amor, dinheiro, saúde, trabalho, etc., seus fantasmas se agitam, famintos. Expectativas são criadas no Desconhecido (Futuro), inseguranças ressurgem do Passado (Correntes) e você pode começar a duvidar das suas próprias capacidades no Presente (Crenças).  

Ao experimentar o Vazio, o primeiro choque é perceber que a Vida (aquela que realmente queremos viver) é de nossa total responsabilidade. Não dos seus pais, não do seu marido ou esposa, não dos seus amigos ou de um Governo. A responsa é sua. E isso é Tat Twam Asi. Isso é você.

Este artigo deixou várias pistas para que você se conecte mais consigo mesmo no próximo ano. Sinto não poder me aprofundar mais. Quero agradecer por mais um ano na sua companhia, curtindo e compartilhando o AGE - A GENTE ENCONTRA por aí. Valeu mesmo!!!

NOS ENCONTRAMOS EM 2017! ATÉ BREVE!

CURTA E COMPARTILHE O AGE COM SEUS AMIGOS!

0 comentários: