POR QUE ESCREVO? A URGÊNCIA DAS PALAVRAS.

segunda-feira, novembro 11, 2013 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


"Escrever é fácil. Você começa com uma maiúscula e termina com um ponto final. No meio, coloca idéias." - Pablo Neruda

O cinismo de Neruda dá o tom da dificuldade que é a profissão de escritor (profissional ou não, amador ou blogueiro, tanto faz): escrever é um dos "ócios" mais difíceis de executar, uma arte que se disfarçou de simples nas tagarelas Redes Sociais, Twitters e blogs intermináveis. Talvez por isso, essa dica de livro seja tão ideal para o momento.

Por que Escrevo? (Ed. Novera com organização de José Domingo de Brito) reúne as respostas de centenas de escritores famosos (inclusive brasileiros) para questão que já passou pela cabeça de qualquer iniciante no mundo das Letras e da Literatura. Dúvida, angústia, medo do ridículo e outras fobias fazem parte do universo caótico de quem se propôe a compartilhar pensamentos e histórias. Escrever não pede só talento mas também coragem e tempo (muito tempo) para acontecer. 

Nos depoimentos de Por que Escrevo? descobrimos uma certa humanidade nos escritores que nos encantam com suas histórias e personagens. Essa aproximação entre escritor e leitor ajuda a desenvolver aquela motivação que falta (muitas vezes) no iniciante para escrever. Nem vou colocar aqui para não estragar as surpresas da leitura. Pra completar, a biografia de cada autor e alguns artigos mais longos sobre a arte de escrever e o processo literário. 


Por que Escrevo? é leitura obrigatória para qualquer um que deseja mais conhecimento e contato com grandes autores da Literatura Mundial. Leia, divirta-se e escreva, escreva muito. Até o próximo artigo :)


Curtiu? Então comente e compartilhe nas Redes Sociais!

0 comentários: