SW@RMING - O INDIVÍDUO NA ERA DO COLETIVO-ENXAME.

sábado, junho 09, 2018 Marcos Henrique de Oliveira 6 Comments


Uma multidão é um mostro sem cabeça" - Charles Chaplin
A proposta do AGE - A GENTE ENCONTRA sempre foi a de fornecer artigos atemporais, aqueles que podem ser lidos hoje ou daqui a 10 anos, referências legais de livros, filmes e outros assuntos que mantenham um centro referencial e sempre atual de conhecimentos dentro do universo cultural de cada um. A ideia é que, mesmo que não seja novo, o assunto deve sempre ser relevante.

Para que isso permaneça, escolhi um termo relativamente desconhecido para escrever sobre os processos coletivos que podem levar as transformações e mudanças sociais, pessoais e, com certeza, históricas de um povo, assim como ocorre na Natureza. E o momento atual nos apresenta uma série enorme de transformações e mudanças, sentimentos profundos de desorientação e conflitos que podem ser melhor entendidos sob um prisma mais saudável ou, com sorte, mais sensato.

INDO PARA LUGAR NENHUM


Ao olharmos para a História, torna-se claro que o comportamento humano é muito mais fácil de prever do que o tempo." - Michael Levine
Swarming é um comportamento coletivo exibido por animais de tamanho similar que se agregam e se movem em conjunto por diferentes motivos como o processo migratório, ataque coordenado ou reprodução em massa. O termo é aplicado especialmente aos insetos (abelhas e formigas, gafanhotos) mas também pode ser aplicado a qualquer outro animal que apresenta um comportamento de enxame (como pássaros, morcegos e salmões). 

Em termos mais contemporâneos, os swarmings (movimentos ou deslocamentos em massa) podem ser representados pelas redes sociais, redes neurais e grandes movimentos coletivos como jogos de futebol, shows de música, cultos religiosos, flashmobs e passeatas. E também, de certa forma, pelos processos imigratórios ou mudanças na economia, política e pensamento social comum.

UNIDOS EM DIREÇÃO AO NADA


Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução. Alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies. - Machado de Assis
Existem diferentes intenções pelos quais, tanto os seres humanos quanto os animais, se agitam, se revolucionam. O principal deles é a sobrevivência. Não a sobrevivência do indivíduo mas da espécie. A luta do swarming não é pelo sujeito, é pelo coletivo. Nos irracionais, isso é chamado de instinto coletivo. Nos racionais, de inconsciente coletivo (Jung) ou consciência coletiva (Durkheim). E temos, ainda, o interessante comportamento de manada onde "indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma, embora não exista direção planejada."


O comportamento de manada é mesmo tão interessante quanto perigoso: sem direcionamento nenhum ou levado por uma liderança cega, pode ocasionar a histeria em massa (quando um grupo de pessoas acredita que sofre de uma doença ou padecimento semelhante - Wikipédia) e até mesmo ao suicídio coletivo. Poderia se argumentar que existe alguma lógica  no processo mas a base para estas reações, normalmente, é o medo.

UNIDOS, MATAREMOS?


A histeria coletiva pode se espalhar quando existe um medo de exposição a uma doença, associado a um ambiente estressante e fechado. - Como Funciona
Podemos trocar a palavra doença por outra que faz muita mais sentido nos tempos modernos e para comunicação: o viral. Os pássaros precisam do vento, os morcegos de um radar e nós das redes sociais. Já falei sobre viral por aqui (olha aqui) e não preciso ilustrar muito o que uma boa ideia ou um grande sentimento de frustração podem fazer nas nossas células-espelho e córtex pré-frontal.

Não cabe aqui ficar estendendo as questões e "gatilhos" que levam ao comportamento radical de massa, suas motivações políticas ou ideológicas. O swarming é um fenômeno da natureza humana e animal que pode clarear muito as suas ideias, antes de se precipitar ou ser arrebanhado por um grupo viral de pensamento. Consciência vem antes de Revolução até mesmo no dicionário.

Todo processo de transformação, vem da necessidade de evolução, do esgotamento de um modelo que era considerado o ideal mas que se apresenta gasto e falho pela passagem do tempo e das mudanças constantes do que consideramos essencial e necessário. Isso pode acontecer com uma pessoa, um casamento, um país, uma sociedade inteira. Costuma ser um período tenso, cheio de dúvidas e apreensões das mais variadas. Mas passa. Passa porque o ser humano é adaptativo e encontra novas respostas e maneiras criativas de se recolocar no seu universo. E, de preferência, sem destrui-lo totalmente.

SIGAM-ME OS BONS 


A educação de um povo pode ser julgada, antes de mais nada, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas. - Edmundo De Amicis

Por ironia, as abelhas estão em risco de extinção e nos encontramos, cada vez mais, separados por grupos de nichos. Crescem os condomínios de luxo e até os populares que prometem uma vida feliz e segura...lá dentro. Parecem com grandes "quartos do pânico", verdadeiros bunkers com comida e lazer para que não seja preciso lembrar que, como sociedade, existe um grande trabalho a ser feito e uma responsabilidade coletiva e pessoal  para ser realizada do lado de fora.

Não suportamos mais a opinião contrária, o debate inteligente, a possibilidade de um outro ponto de vista. Também não confiamos mais em ninguém ou, pelo menos, aquele que não está no grupo que escolhemos. Estamos forjando (nos dois sentidos) uma sociedade que se satisfaz em assistir programas de celebridades e culinária, curtir ou odiar fofocas, postar e jogar games no celular. Não me parece uma boa definição de "evolução", não é?

Por essência, todo movimento de manada é estúpido, caótico e desorganizado. A História está carregada de bons e maus exemplos de swarming (como você pode conferir nos vídeos abaixo). Basta lembrar que para os animais, o motivo é sempre justificado pela sobrevivência da espécie e a fuga da extinção. E para nós, humanos, qual seria o motivo principal? Pense nisso e te encontro na próxima onda. Até breve!

Obs.: artigo de 2013, atualizado



CURTA E COMPARTILHE O AGE COM SEUS AMIGOS!

6 comentários:

Angelita disse...

De todos os comentários que eu li a respeito das manifestações destes últimos dias, seu texto foi o que propôs a reflexão mais objetiva sobre o motivo destes protestos - Onde se quer chegar?
Algo que começou como uma reivindicação justa está perdendo o foco.Só vejo mesmo o poder das redes sociais em estimular as massas à ação.

Agradeço por sua leitura, Angelita :)

Seguindo teu Blog e curti a fanpage! Adorei as postagens! Um abraço!
http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

Valeu, Lucélia! Bem-vinda e, se possível, compartilhe :)

http://port6keditfundamental.jimdo.com/un-7-o-corcunda-de-notre-dame-livro-e-cinema-verbos-auxiliares-e-locuções-verbais/atividades-de-pesquisa/textos-para-leitura-1-e-2/

Caso não se oponha, vou fazer uma indicação de seu texto. Um abraço e boa páscoa.

Claro que sim, professor. É para isso que o AGE foi criado. Agradeço pela sua participação. Grande abraço e continue ensinando :)