SOMENTE PARA ADULTOS - DESCUBRA O UNIVERSO DAS SÉRIES PARA GENTE GRANDE.

quarta-feira, maio 08, 2013 Marcos H. de Oliveira 0 Comments


Longe da marcação cerrada da censura televisiva, a internet prospera em oferecer milhares de séries para todos os gostos, públicos e idades. Neste universo, a censura está na cabeça do internauta e sua maturidade também. Pessoalmente, discordo da limitada definição de conteúdo adulto nas mídias.

Se a trindade "sexo, drogas, violência" continuar sendo o parâmetro para decidir "quem cresceu", continuaremos empobrecidos em cultura e desenvolvimento. Nivelamos por baixo nossas próprias capacidades, criando a falsa expectativa de que um bom texto, filme ou livro é ou não é adulto pela presença da trindade acima. Besteira pura. 

Porém, é preciso entender que tudo depende da bagagem cultural, da experiência e da inteligência emocional do leitor ou da audiência. Quanto menor a referência, maiores são as possibilidades de uma avaliação superficial do conteúdo. Novamente, é você quem decide.

Como é praticamente impossível catalogar todas as séries neste contexto tão limitado, optei pelas séries menos conhecidas, algumas novas, que fornecem narrativa, reflexão e conteúdo. O foco desta lista ficou nas séries policiais e dramáticas (mas você vai encontrar dicas de outros gêneros no final do post, ok?). Algumas possuem violência, sexo, etc. Outras são "censura livre" mas que garantem o entretenimento com algo a mais para pensar. É uma seleção de gosto pessoal, claro, e você sempre pode sugerir a sua nos comentários.
É importante lembrar que o formato das séries mudou desde 2008 (por causa da crise mundial financeira). Existem séries que "somem" e depois voltam, séries de três, quatro ou cinco episódios (que podem ser considerados como primeira temporada), séries resgatadas do cancelamento por canais como o Netflix, Crackle e por aí vai.

Não conheço lugar melhor para conhecer novas séries do que o blog da jornalista Fernanda Furquim, o Nova Temporada. A veterana Ana Maria Bahiana e seu blog Hollywoodianas também deveria fazer parte do seu favoritos. Por questão de espaço, clique nos links dos nomes das séries para saber mais sobre o enredo. Aqui é apenas um preview para conhecer, ok? Divirta-se.

Banshee (+18) - A melhor série de ação e drama do ano. Prepare-se para cenas fortes.

Cooper (+16) - Drama com traços históricos que conta a vida de um policial de origem irlandesa na Nova Iorque de 1870.

Luther (+16) - A vida de um policial que se une com uma psicopata para resolver crimes hediondos lançou a carreira internacional de Idris Elba. Não perca por nada.
Criminal Minds (+18) - Série pioneira sobre uma equipe especial do FBI que lida apenas com assassinos seriais. Ação, drama e suspense de montão. Se nunca viu (já está na oitava temporada), está perdendo.
Longmire (+14) - Um xerife que veio de Nova Iorque em uma cidade típica do interior americano parece um roteiro simples mas garante uma ótima série policial. Experimente.
 
The Newsroom (+18) - Humor, drama e política em um texto esperto com tomadas ligeiras fazem desta série um prato cheio para estudantes de jornalismo e cinema. E para você também.
Southland (+18) - Narrativa documental com câmera na mão e histórias intensas, contadas sem maquiagem, fazem dessa série sobre a rotina da polícia de Los Angeles, uma das melhores. Cuidado que aqui, o bicho pega.
Touch (Livre) - A nova série de Kiefer Sutherland (24 horas) é realmente incrível ao lidar com a Teoria do Caos, Seis Graus de Separação e outras possibilidades da física quântica de forma simples e tocante. E melhora muito na segunda temporada. Assista mesmo.

Outras séries que você deveria conferir:

Awkward (+16) - Comédia adolescente
Blue Bloods (+16) - Policial/família que tem Tom Selleck (Magnum) no elenco
Californication (+18) - Comédia/humor adulto - já foi melhor mas ainda vale conferir
Elementary (+14) - Policial investigativo - Reboot de Sherlock Holmes
Girls (+18) - Drama/comédia adolescente adulto com ótima narrativa
Parenthood (+14) - Drama familiar competente e divertido 
Person of Interest (+14) - Ação investigativa com produção acertiva de J. J. Abrams (Lost/Fringe)
Suits (+16) - Drama investigativo que acompanha uma firma de advocacia
The Big C - Drama/comédia adulta sobre as fases do luto de uma professora que descobre que tem Câncer. Imperdível.

Agradeço aos blogs  seriesfree, vm-séries e sériesempire pelas resenhas e links.

0 comentários: