ARTE PERDIDA DAS CAPAS DE DISCOS E A NOSTALGIA DO VINIL.

quinta-feira, abril 04, 2013 Marcos Henrique de Oliveira 1 Comments


Houve um tempo em que o conceito de Arte era reservado aos espaços restritos de museus, galerias e acervos particulares. Para tornar-se acessível, a arte teve, de certa forma, entrar na cultura pop. Um dos veículos para isso foram as capas dos discos de vinyl. O vinil foi uma mídia desenvolvida no final da década de 1940 que permitia o registro de informações de áudio. Os primeiros discos foram produzindos em 1948, sendo The Voice of Frank Sinatra (Columbia Records) o primeiro LP (Long Play) da história. E, é claro, vinha com capa.


Com a invenção do CD (Compact Disc) em 1979 e sua comercialização a partir de 1982, parte da magia de comprar um disco se perdeu. Comprar um disco no Brasil (para quem se lembra) era um ritual de fases, sofrimento (quando era importado) e prazer. Ver a arte de grandes artistas como Roger Dean (ilustrador das capas do Yes e Uriah Heep) ser reduzida a uma pequena impressão sempre me passou uma certa tristeza. E o mp3 (lançado pela Sony em 1997) acabou de vez com a alegria. 


Atualmente, todos sabem que a "bolacha" renasceu gloriosa como mídia e moda vintage, capas originais e preço salgado. Este artigo não pretende cobrir todo o assunto (sabe quantas capas existem no mundo?) e serve apenas para despertar sua atenção para um tipo de arte que passa quase invisível para quem se acostumou a somente baixar músicas pela internet. 

Todas as capas estão em tamanho grande, é só clicar (e conhecer as bandas seria melhor ainda). Pop-Art, Impressionismo, Surrealismo, Cubismo, etc podem ser encontrados. Prometo uma segunda parte com destaque para fotografia. Tenha uma ótima viagem de conhecimento.

Trouble Man: Heavy Is the Head - T.I. (2012)

Devo - Watch Us Work It (2013)

Elsinore - Yes Yes Yes (2010
Buke and Gase - General Dome (2013)
Some Girls - The Rolling Stones (1978)
Rebirth Brass Band - Rebirth of New Orleans (2011)

Stray Cats - Rumble In Brixton (2004)

Blaak Heat Shujaa - The Edge of an Era (2013)

Sahara Hotnights (2011)

Ufomammut - Oro – Opus Alter (2012)

Aeon Grey Vinyl cover art for Detonated City

Aeon Grey - Detonated City (2010)

Aeon Grey Vinyl cover art for Detonated City

Gilles Peterson’s Havana Cultura Band - Think Twice (2010)
La Armada - Self-Titled (2012)

Of Monsters and Men - My Head is an animal (2011)

Aloha Tigers – Aloha Tigers (2012)
Quer mais?

35 Beautiful Music Album Covers  
The Worst Album Covers of 2012
The worst album covers of all time
10 Great Album Art Fake-Outs
Worst album covers
albumartcollection

1 comentários:

maryjane disse...

muito bacana!