PARKOUR CRIATIVO PARA TEMPOS DE CRISE - MANTENHA SUAS IDEIAS EM MOVIMENTO.

segunda-feira, outubro 29, 2012 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Galera, a coisa tá braba. Vários clichês, disfarçadinhos de criatividade, têm invadido as praias da propaganda, da publicidade, da literatura e do cinema. Movida por uma estrutura milionária de investimentos,  a cultura do "lugar comum" avança furiosamente para devorar o pensamento original em troca da postura comodista (e modista) do conceito pronto. Quem irá nos defender? Oras, você mesmo que já está bem crescido ou crescida.

E nada melhor do que usar o Parkour (ou l’art du déplacement, em português, arte do deslocamento ou PK) para exemplificar os movimentos que você pode fazer para não entrar nessa onda bovina de mastigar sem saber muito bem o que está comendo. E melhor ainda:você nem precisa sair da cadeira, porque nesta modalidade (que batizei de Parkour Criativo), quem se movimenta é o seu pensamento e as suas ideias. Olha só: 


Passe Muraille – Passa muralha - Corrida seguida de impulsão para cima com a perna em uma superfície vertical. No Parkour Criativo, a muralha é a massificação daquela ideia que parece boa porque todo mundo gosta. Pratique bastante este movimento para não cair na armadilha de perder a sua opinião, apenas porque é o único que pensa assim. Busque resultados concretos e pratique diariamente a crítica e a autocrítica para não sofrer as escoriações de uma decisão que não foi sua. Nível de  dificuldade: alto.

Saut de Précision – Salto de precisão - Salto de um ponto específico pra um outro ponto, geralmente uma borda ou lugar pequeno. Novos caminhos costumam levar um tempo para acontecer. É o famoso exemplo da semente que precisa da terra adequada para crescer. Invista na sua ideia com cursos (se tiver grana), pesquisa na internet (se não tiver muita grana), participe de forúns e compartilhe com (apenas) alguns amigos do peito o seu empreendimento. Não é o tamanho da borda que vai garantir o seu apoio. É a sua vontade de se agarrar e acreditar. Nível de dificuldade: médio/alto.  

Équilibre de chat – Equilíbrio do gato - equilibrar-se com os quatro membros, como um quadrúpede. Não adianta querer correr antes de engatinhar. Muitas vezes, é a ansiedade pelos resultados que derruba o melhor dos atletas/criativos. Observe o seu espaço (área de trabalho) e avalie a distância entre seus objetivos e o resultado (crescimento de carreira). O segredo é saber saltar no momento certo, senão...miau! Nível de dificuldade: médio. 


Demi-Tour – retorno - Salto de 180° sobre um obstáculo usando as mãos. É comum ao ser humano se acostumar com aquelas mesmas coisas que trazem satisfação mas pouca mudança. E se o "hábito faz o monge", a mesmice cria o tédio. Dê um giro nas ideias para experimentar outros pontos de vista que sejam desafiantes. Leia um romance russo, ouça um pagode em japonês (aqui no AGE tem), escreva uma poesia e volte para o ponto de partida com a certeza que fez algo diferente. Nível de dificuldade: fácil.

Passement - Saltos usando as mãos pra passar sobre os obstáculos. Hoje, quase tudo depende do seu touch. Precisamos tocar nas telas do computador, do celular e do tablet. Mais do que isso, precisamos tocar as pessoas. Pratique o Parkour Criativo dando o seu "toque pessoal" em cada projeto, ideia ou relação que decidiu estabelecer no mundo. O touch é seu, a impressão das suas ideias (digitais, analógicas e reais) vai depender de quão marcante é a sua identidade. Deixe sua marca (positiva) por onde passar. Nível de dificuldade: médio


Assim como no Parkour da vida real, os resultados do PK  Criativo dependem do seu esforço pessoal e da sua vontade de mudança. Existem muitos outros movimentos, variações e a soma de cada um deles (para conhecer, clique aqui). Este foi só um aperitivo para aquecer o seu cérebro e fazer a adrenalina rolar. 

Na verdade, se você chegou até aqui, já está praticando o Parkour Criativo. A posso ver seus neurônios saltando alegremente. Você ainda não? Então, assista o vídeo abaixo e descubra. Até a próxima.



Não perca os extras deste artigo na fan page
do AGE no Facebook! Curta agora!

0 comentários: