PSYCHEDELIC BEATLES - A MELHOR FASE DA BANDA DE LIVERPOOL.

sexta-feira, abril 27, 2012 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Opa, vamos falar de Beatles, conhece? Todo mundo tem a sua fase predileta quando se trata de John, Paul, Harrison e Ringo. Em termos gerais, nosso gosto musical é desenvolvido nos primeiros 10 anos após o nascimento. Eu nasci em 1969 e conheci primeiro o Beatles das baladinhas inocentes. Confesso que não gostei muito. Aí, fui apresentado ao período psicodélico com "I am the Walrus" e...uau!

O Rock Psicodélico surgiu em São Francisco, Califórnia (1966) como um movimento musical contra as guerras (Vietnã, etc), conflitos raciais e a favor do amor-livre e do uso de drogas como o LSD para expandir a mente. Na verdade, foi muito mais do que isso, mas não cabe explicar aqui (veja os links).

O que importa é que os Beatles entraram, literalmente, de cabeça  no movimento e produziram dois discos, Revolver (1966) e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967). Este último é considerado como o melhor e mais influente álbum da história do rock e da música por motivos mais que óbvios. Por isso, é essencial conhecê-los.

Deixo você com uma seleção psicodélica dos Beatles, exemplo de criatividade, inovação musical, experimentalismo, chá de lírio e cogumelos. Ouça de cabeça fresca. Até a próxima.

Tomorrow Never Knows - uma das primeiras músicas ao estilo do emergente rock psicodélico. A música foi inspirada no livro de Timothy Leary, "O Livro Tibetano da Morte". Inicialmente se chamaria "The Void" ou "Mark I". A utilização do loop, aliado à repetição rítmica constante da bateria de Ringo, torna esta faixa como uma das ancestrais da música eletrônica no mundo. (Wikipédia)


I Am the Walrus - John Lennon escreveu parte da letra, segundo ele, em duas distintas "viagens" de ingestão de drogas. Alguns versos foram escritos após John Lennon ler que um professor de sua antiga escola, Quarry Bank Grammar School, estava utilizando as letras das músicas dos Beatles para as aulas de inglês. Então ele escreveu alguns versos totalmente sem sentido para confundir os que fossem utilizar esta canção para análise. Walrus significa "morsa".


She Said She Said - A letra da música aparenta ser a descrição de uma conversa entre John Lennon e o ator Peter Fonda, durante uma viagem de LSD. Paul não participou da gravação por ter discutido com John no estúdio.















Links: 
The Beatles' Top 10 Psychedelic Songs

Curta a fan page do A GENTE ESCREVE no Facebook!

0 comentários: