PESQUISE, ENCONTRE - GUIA ESPERTO PARA ENCONTRAR DE TUDO NA INTERNET.

segunda-feira, maio 19, 2014 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Nos meus quase 20 anos como redator, pesquisar era uma função necessária e cansativa. Livros, revistas, filmes e profissionais da área eram a fonte. Quando a internet "nasceu" nos anos 90, uma falsa noção de facilidade surgiu. Apesar de parecer mais rápido, pesquisar no início da internet gerava muita distração por causa da novidade. Descobri que as pessoas também precisam de um "filtro" para que possam manter o foco na pesquisa. Neste caso, menos é mais.

As dicas abaixo podem parecer até ingênuas para quem já incorporou a internet no seu dia a dia. Mas, acredite, a maioria das pessoas ainda têm muita dificuldade para pesquisar de forma rápida e dinâmica. 

Espero que este artigo, ajude a otimizar o seu tempo. Vamos lá?

Google e Palavras-chave


Segundo a Wikipédia,"O Google começou em janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin, quando ambos eram estudantes de doutorado na Universidade Stanford, na Califórnia, Estados Unidos." Porém, o nome de domínio "Google" foi registrado somente em 15 de setembro de 1997. Podemos até brincar que o Google é do signo de Virgem, organizado, metódico e com um senso de imaginação que pode levá-lo até lugares novos e diferentes. É exatamente o que as palavras-chave fazem em uma boa pesquisa.

Se deseja pesquisar um site ou página, por exemplo, coloque a palavra "Intitle" ou "No Título" antes do termo da pesquisa (ex. No Título:amor ou Intitle: love). O Google vai gerar uma lista (index) com os sites que contém a palavra em seu título. O mesmo serve para textos. Coloque Intext:love ou Notexto:amor. Fácil, né?

O Google possui uma ferramenta interna de busca chamada AROUND() (em torno de) que pode filtrar ainda mais a sua pesquisa. Coloque um número na sua palavra-chave, assim: propaganda (3). Quando menor o número, mais recente e relevante será o resultado.

Para arquivos em geral, use a terminação junto com a palavra-chave: Eistein.pdf flores.doc, ensaio.ppt, Radiohead.mp3 e assim por diante. Também uso forúm e blog para encontrar mais resultados.

Digamos que você leu um artigo em um site, mas esqueceu onde e quando. Para encontrar a página específica, coloque a palavra-chave após o domínio (Url) ou nome do site. Ex.: superinteressante monstos.

Por fim, se você é estudante, uma dica legal é ter um Google Alert sobre os assuntos que mais pesquisa. A cada atualização, o Google te envia um e-mail.

Busca Direta de livros, filmes e música

Como estou sempre em busca de novidades, o Favoritos do meu Navegador já ultrapassa 5.000 sites guardados. Para quem não precisa de tamanho exagero, selecionei os mais usados em uma pesquisa genérica.

MÚSICA

artistdirect - bom começo para pesquisar bandas novas. Tem um monte de download de músicas que você pode baixar legalmente. 
liveplasma - o mais legal deste buscador de livros, música e filmes é a sua interatividade em "Círculos" como o Google. Além de encontrar o que você pede, o liveplasma cria associações para novas pesquisas. Só faltou uma database em PT-BR para ser completo.
heardontv - literalmente "ouvi na tv", o site encontrar aquela música que você gostou e não sabe de quem é. Tem links para o YouTube, I-Tunes, etc.
shuffler.fm - você escolhe o gênero e o shuffler navega automaticamente por blogs musicais como se fosse uma lista. Ótima forma de conhecer novos estilos e compartilhar música.
newreleasesnow - os principais lançamentos em cds e dvds de todos os gêneros musicais, atualizados por dia, mês e ano. Assim fica fácil demais...
similarsong - o conceito deste site é bem interessante. Você escolhe sua música preferida e ele encontra outras semelhantes. Bom para criar listas personalizadas.
foxplay - o AGE não incentiva a pirataria, mas também não é ingênuo a respeito. O foxplay é um dos melhores buscadores de mp3 que conheço. Rápido e fácil de usar. Experimente também: plasamusic, prostopleer, bomb-mp3 e o beemp3.

DOCUMENTOS


findthatfile - buscador geral de aúdio, documentos, softwares e muito mais.
filetram - faz uma varredura nas principais ferramentas de compartilhamento como rapidshare,
depositfiles, mediafire, 4shared, hotfile e outros.
ccsearch - buscador interno do Creative Commons para encontrar conteúdo livre e de domínio-público.

INFORMAÇÃO

BBC BRasil e New York Times - pra fugir um pouco dos modelos de escrita do jornalismo tupiniquim, experimente estes.
shvoong - agregador de notícias, resumo e críticas bem estruturado. 
topix - outro agregador interessante para obter as principais notícias do que rola no mundo e na internet.

Claro que não pode faltar um dicionário online de português, um conversor ortográfico e um tradutor para os momentos de aperto. Para quem viaja muito, ter um conversor de moedas guardado nos Favoritos é uma boa.

Ajude a ampliar esta lista e mande a sua dica de bons sites, ok? Até a próxima!

Curta a fan page do A GENTE ESCREVE no Facebook!

0 comentários: