O LIVRO DAS FÉRIAS - UMA SELEÇÃO DE CLÁSSICOS PARA VIAJAR COM VOCÊ.

quarta-feira, dezembro 28, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Responda rápido: como estar em dois lugares ao mesmo tempo nestas férias? Fácil: leia um livro. Eu costumo escolher um gênero que me "transporte" para outro local. Se vou para praia, escolho um livro que me leve para o clima gelado da Rússia, se estou no campo, um que descreva o deserto americano e por aí vai.
 
Aqui no AGE, na seção Bico de Pena, você já tem algumas dicas. A lista abaixo é mais uma opção de livros de contos e histórias curtas, aqueles para ler em duas semanas. Não sou muito fã de "livros mais vendidos" porque isso, nem sempre, significa boa literatura. De qualquer forma, escolha sua "Máquina do Tempo" e boas férias!


Sandman - Vol. 1 - Edição Definitiva - Neil Gaiman 

Se você ainda não leu nada de Neil Gaiman, esta é a sua chance. Sandman é uma história em quadrinhos do gênero fantástico que narra a origem do "Homem de Areia", o Mestre dos Sonhos (também chamado de Morpheus) e seus irmãos, Morte, Destino, Delírio, Desejo, Desespero e Destruição, todos saídos da Mitologia Grega.
 
Faz tempo que os quadrinhos deixaram de ser literatura infantil. Em "Sandman" você vai encontrar um texto de primeira, recheado de Magia e Suspense. Experimente.




Coleção Aplauso - Vários autores

Por motivos que desconheço, esta coleção editada pela Imprensa Ofical do Governo de São Paulo, é muito pouco divulgada. Uma pena, já que reúne importantes biografias de atores, atrizes, autores e cineastas que fazem parte da formação do Teatro e do Cinema brasileiro.

Leitura fácil e instigante com letras grandes e texto simples. O formatinho de bolso é o ideal para levar para praia ou campo. Além das biografias, a coleçào oferece crônicas e pequenos contos. Troque a revista de fofoca por histórias ricas e verdadeiras. Coleção Aplauso

 





Quatro Estações - Stephen King

Acredito que o autor dispense maiores apresentrações. O legal neste livro é a diversidade nos temas. Três dos quatro contos viraram filmes de sucesso como "Um Sonho De Liberdade, 1994", "O Aprendiz,1998" e "Conta Comigo, 1996".

Outro valor é a pequena mudança de estilo de King, que optou pelo lado mais emocional dos personagens. O suspense é garantido, mas aquele "clima de terror" que marca o autor foi amenizado. Mesmo assim, melhor ler de dia (rs).





O Livro de Ouro da Mitologia - Histórias de Deuses e Heróis

Sempre digo que ler um conto grego por dia, te deixa mais esperto. O Livro de Ouro da Mitologia corresponde aos capítulos de “Histórias de Deuses e Heróis”, da Mitologia de Bulfinch, célebre historiador norte-americano, falecido em 1867.

O formato que Bulfinch escolheu garante uma leitura rápida e dinâmica, que não cansa. E vale lembrar que tudo aquilo que você já leu ou assistiu, tem uma referência lá nos Mitos Gregos. Melhor então, beber da fonte original.






Os Mais Belos Contos De Amor E Esperança - Bret Harte 

O título brega quase me fez desistir, mas a Literatura venceu. Aproveite o momento "Papai Noel" para ler essa seleção de contos clássicos de Natal de escritores consagrados como Charles Dickens, Leon Tolstoi, Nathaniel Hawthorne, Hás Christian Andersen e muitos outros. 

É uma oportunidade para conhecer e se aproximar da obra de diferentes estilos e autores. Indico mais como referência, mas sem tirar a qualidade lite'raria da obra. Uma boa leitura pra colocar o filhote na cama.
 




O Livro das Virtudes - William J. Bennett 

O que posso dizer de um livro que ganhou o prêmio Pulitzer e reune pequenas histórias, contos e poemas que vão de Shakespeare, Esopo, irmãos Grimm, Aristóteles, Emily Dickinson, discursos de Lincoln, de Oscar Wilde, Martin Luther King e muitos outros? Leia, oras!

Pra nossa sorte, a edição brasileira acrescenta a estes nomes os de Camões, Eça, Machado, Lobato, Bandeira, Drummond, Cecília, Vinícius e outros. É livro pra ter e dar de presente.


Não perca os extras deste artigo na fan page
do AGE no Facebook! Curta agora!

Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: