NU TANGO - ELETRÔNICO, DANÇANTE E SENSUAL.

quinta-feira, maio 19, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments


Mesmo que você seja um típico "Geração Y", pelo menos uma vez, já deve ter se impressionado pela magia do Tango, pela dança apaixonada ou pela música sempre carregada de emoção. Segundo nosso amigos lusitanos do blog passiontango, a origem mais viável é a seguinte:

(...) Tango é uma palavra de raizes Africanas. Em várias línguas Africanas, tango significa dentro de casa – o espaço fechado que muitas vezes era utilizado para dançar. Em Espanha, o Tango representava danças Africanas; ainda mais, algumas estilos de Habanera são conhecidos como Tango Andaluz. Assim, é obvio que a palavra tango era usada muito antes da dança Tango. Acredita-se que os primeiros passos de originaram da dança africana, onde eram dançados sem uma postura fechada, o que contraria de novo a teoria que suporta que palavra tango vem da palavra tangere. Algumas pessoas acreditam que a origem da palavra tango vem da Africa do Sul, a partir da palavra tambo que significa festa ou celebração.

Se o Tango é uma festa, não demoraria muito para que o gênero buscasse maior expressão criativa, mesclando-se ao rock, pop, dance, jazz e lounge para alcançar a galera mais nova na pista de dança. Nu Tango é a fusão que incorpora estes elementos (também conhecido como fusion tango, electro tango e neo tango). Sem perder suas raízes latinas, o Nu Tango acrescenta aquele toque de modernidade "cool" em qualquer playlist de balada noturna. É moderno, romântico, climático e muito legal.

Preparei uma lista básica para que você possa curtir devagar e, quem sabe, até se interessar pelo Tango tradicional e mestres como Astor Piazzolla e outros. Vamos celebrar?

BajoFondo Tango Club - Perfume (Electro Tango)
Gotan Project - Rayuela (Electro Lounge Tango)
Bajofondo - Pa' Bailar (Lounge)
Carlos Libedinsky - Gente Que Si (jazz)
Tanghetto - El Duelo (Hybrid)

Von Magnet - Polarized (mix de tango, flamenco e performance)
Astor Piazzolla - Adios Nonino (o mestre!)

Flametal - Anda Jaleo (apenas como curiosidade - flamenco e metal!)


Fontes:
Origem do Tango
 

Não perca os extras deste artigo na fan page
do AGE no Facebook! Curta agora!

Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: