Você Nunca Ouviu... Música Industrial - As origens da música eletrônica e dançante por Marcos H.

segunda-feira, março 28, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments

Olha o AGE indo novamente até onde nenhum ser da Geração Y jamais esteve para ampliar seu repertório musical. Música Industrial (Industrial Music ou EBM - Eletronic Body Music) é o tataravô da música eletrônica e dançante que você escuta e dá pulinhos nas Raves de hoje. Sem ela, não haveria Moby, o DJ FatBoy Slim e mais um punhado de estilos que vão do Acid, Gótico, Dance, Trance e até o Metal Industrial.

Jogo rápido: A Música Industrial apareceu lá pelo final da década de 70 (na direção oposta ao funk, a discoteca e o soul) como um movimento, até certo ponto, de contra-cultura. Ela usa e abusa de uma batida central, pontual e pesada (como um metrônomo) para dar o ritmo. Acrescente na receita, teclados distorcidos, guitarras cheia de efeitos, vozes reverberadas e sons estranhos como o de martelos batendo em placas de metal. Não gostou? Aguarde, você vai gostar.

A Música Industrial e suas "crias" pegam emprestado o primeiro instrumento musical conhecido pelo ser humano: o seu coração. É um estilo que bate no peito para sintonizar você com o ritmo, uma música concreta, orgânica. Uma vez sintonizado, você dança e muito. Daí seu outro nome, EBM, Música Eletrônica do Corpo.

Abaixo, alguns exemplos legais para você requebrar o esqueleto e ir buscar mais "novas" bandas. Existe toda uma "cena" eletrônica que rola por aqui e no mundo inteiro. Leva um tempo para se acostumar. Portanto, pegue seu impresso e...Move your body!

Throbbing Gristle - Still Walking (1979 20 Jazz Funk Greats). Banda de 1975, pioneira da música industrial. Estranho e maravilhoso.


Einstürzende Neubauten - Sabrina. O nome desta banda alemã de 1980 quer dizer "Novos Prédios Desabando". Sinta o clima e o vídeo super freak.


Cabaret Voltaire -  Yashar. Entramos na EBM com essa banda britânica de 1974. Olha a receita toda aqui: tecladinho, samples, vozes repetidas e percussão eletrônica.


Front 242 - Headhunter - Uma das músicas mais perfeitas do estilo e fonte de referência para música eletrônica atual. A sequencia do teclado é copiada até hoje.


Nitzer Ebb - Join In The Chant. Peso e sensação de angústia e fuga na música desta banda de 1983. O estilo que influenciou Nine Inch Nails, Marilyn Manson e muitos outros.


Rammstein - Engel. A união perfeita entre o estilo Eletrônico e o Metal. Rammstein é uma das bandas de Metal Industrial de maior sucesso no mundo inteiro com vídeos bem criativos e letras inteligentes. Confira!


Se você chegou até aqui e ouviu tudo, parabéns. Olha o resultado de quase 50 anos de influência da Música Industrial: Black Eyed Peas- I Gotta Feeling


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/EBM



Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: