Você Nunca Ouviu... A banda secreta de Jim Morrison por Marcos H.

quarta-feira, março 09, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments

Difícil, mas difícil mesmo você não saber quem foi Jim Morrison. Simbolo sexual dos anos 60, poeta e vocalista do The Doors, Morrison faz parte do grupo de lendas do rock universal. Assim como Elvis, tem muita gente que acredita que o sujeito está vivo e curtindo o anonimato nas Bahamas. Morrison morreu  de ataque cardíaco dentro de uma banheira em 3 de julho de 1971 em Paris. Ele tinha apenas 27 anos.

Os anos 70 foram marcados por grandes acontecimentos (surgimento do classic-rock e da discoteca, moda hippie, inicio do consumo do ecstasy como a 'droga oficial') e também pela paranoia das grandes conspirações. Cantores de rock , políticos liberais e artistas 'assassinados' pelo governo americano também faziam parte da cultura popular naquele momento. Era o que todo mundo pensava.

Foi neste cenário que surgiu o disco Phantom's Divine Comedy Part 1 (1974) da banda Phantom. Praticamente sem créditos (seus integrantes usaram letras no lugar dos nomes), o vocalista tinha praticamente o mesmo tom e estilo de Jim Morrison (ouça logo abaixo). Rumores de que o cantor não estava morto correram soltos, especulações e teorias sobre a misteriosa banda só foram solucionadas quase quarenta anos depois com a ajuda da internet (veja os links). O que se sabe hoje é isso:

O verdadeiro nome da banda era Walpurgies e o nome do vocalista era Ted Pearson. Ao perceber a incrível semelhança vocal com Jim Morrison, o selo Capitol Records e o empresário da banda ajudaram a espalhar os boatos. Arthur Pendragon era um outro codinome usado por Ted Person na época. Descobriu-se depois que este é o nome do lendário Rei Arthur. Foi mais uma forma de aumentar a lenda urbana sobre a 'ressurreição' de Morrison.

O que importa é que o álbum é uma obra-prima e trás duas das melhores musicas do 'The Doors' que jamais foram cantadas por Jim Morrison: Tales from a Wizard e Merlin. Imperdível para os fãs do 'Rei Camaleão'. Escute e tire suas conclusões. É impressionante. Até a próxima!
  
"Tales from a wizard" - Phantom

"Merlin" - Phantom


"Ghost Song" - The Doors, o original

Fontes:
http://wiki.answers.com/Q/Who_is_phantom%27s_divine_comedy
http://cosmichearse.blogspot.com/2008/01/phantoms-divine-comedy.html  
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Morrison
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1970



Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: