Uma Palavra - Manutenção - Tudo na vida precisa de cuidado por Marcos H.

sexta-feira, março 25, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments

Hora de apertar os parafusos soltos na cabeça e as porquinhas do skate. Estava conversando com uma amiga (muito idealista e bem-intencionada) sobre os últimos acontecimentos mundiais, aquilo que você lê nos jornais. São eventos que te deixam mal, desconfortável com a situação do planeta, te deixam irritado.  Parece que esquecemos de olhar a fumaça e o fogo tomou conta.

Um amigo da família teve sua casa invadida e a esposa amarrada diante do filho de 3 anos. O Instituto Internacional de Pesquisa em Paz de Estocolmo registrou 26 conflitos em todo mundo. São 20 anos de guerras com a impressionante cifra de 9 milhões de mortos, na maioria civis, pessoas como eu e você.

Minha amiga quer mudar o mundo. Quer salvar o planeta, preservar a Natureza. Também deseja um bom emprego, estabilidade e uma casa na praia. Quer montar uma ONG que vai ajudar pessoas e plantas e peixinhos e tartarugas. Manutenção e cuidado, eu respondi.

Em inglês, manutenção vira maintance. Me acompanhe por um momento. Main é a tradução para principal, o que vem primeiro. A segunda parte vem de instance (instância). Instância vem do Latim, instantia, que tem o sentido de "estar próximo, presente".
 
Fazer manutenção não é consertar um problema. É evitar que ele aconteça. É não deixar nem que a fumaça apareça. É estar presente naquele instante (instantia) anterior onde você não é pego de surpresa porque já estava cuidando.

E aí, temos o cuidado. Palavra complicada essa pra nós brasileiros porque, assustados como estamos, confundimos cuidado com perigo. O sensacionalismo jornalístico transformou atos de carinho e fraternidade em exceção espalhafatosa. Isso é uma mentira, não caia nessa. Existem diversos exemplos de cuidado e atenção amorosa que não passam na Tv nem no Twitter. 

Cuidado é delicadeza. Manutenção é olhar. Uma ONG é cuidado e manutenção, eu disse para minha amiga. Do que? Das pessoas, é claro. O planeta não precisa de você. Ele já estava aí antes, cuspindo lava, mexendo suas placas tectônicas, morrendo e vivendo em harmonia. O planeta não precisa ser educado. A manutenção e o cuidado é na nossa natureza. Precisamos estar próximos de nós mesmos com mais delicadeza. Difícil? Você é quem sabe.

Não é possível saber ainda o que a "nova geração" vai poder fazer. Vi um garoto de uns 17 anos jogar meio cachorro-quente pela janela do ônibus. Mas também ouvi minha sobrinha de 5 anos pronunciar a palavra "reciclagem" que aprendeu na escolinha.  

Manutenção e cuidado. Para minha amiga idealista, para o garoto de 17 anos, para minha sobrinha, para todos os empresários e empreendedores, para mim e para você também. Boa sorte e até o próximo artigo.

Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: