Bico de Pena - O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson por Marcos H.

quinta-feira, março 10, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments

Em 2010 foi comemorado os 160 anos do nascimento de Robert Louis Stevenson em 13 de novembro de 1850.  Piratas e Monstros não seriam o que você acha que são sem Stevenson. Ele também é o autor de outro clássico, A Ilha do Tesouro de 1883. Foi a primeira descrição de um mapa do tesouro, onde a arca cheia de ouro enterrada estava marcada com um grande X. O estereótipo de pirata com perna-de-pau e um papagaio no ombro também apareceu pela primeira vez neste livro. O cara era bom, hein?

O Estranho caso do Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1886, título original) coloca em questão um tema muito atual: o que é um 'Monstro', afinal? Para Stevenson talvez fosse a tuberculose que o acompanhava desde novo e que o matou aos 44 anos. Para um país pode ser um ditador e para uma família, um parente abusivo ou violento. Monstro é uma ideia. Monstro é uma representação. É no que 'pode ser' que reside o medo. É na possibilidade que se estabelece a dúvida. E se eu perder o controle? E se souberem do meu segredo? E se descobrirem o quanto eu posso ser "mal"?

Toda vez em que o Homem tenta separar sua natureza selvagem do civilizado, ele se dá mal. Dr. Jekill é um puritano, um crente e um ingenuo de que o bem pode vencer o mal. Até pode. Mas se você só enxerga em preto e branco, a possibilidade maior é de acabar jogando o bebê com a água da bacia. Mr. Hyde é o nosso demônio interior que não atende a nenhuma regra social. Já foi para uma festa e encheu a cara sem se importar com os outros? Este é Mr. Hyde. Já sentiu vontade de falar umas "verdades" para alguém e ficou calado? Este é o Dr. Jekill. Yin e Yang, meu amigo.

Um livro não se torna um clássico por acaso. Ele representa toda uma ansiedade ou satisfação da humanidade, um sonho compartilhado por todos ou um pesadelo a ser evitado. O Médico e o Monstro é a união e o combate eterno das polaridades humanas. 
 
Em tempos de vampirinhos apaixonados e lobisomens com crise de consciência, este é um livro dos mais atuais porque os "monstros" somos nós. Eu e você. Monstros e Humanos ao mesmo tempo.  Já pensou nisso? Tenha uma ótima leitura.

Dr. Jekyll and Mr. Hyde Transformation 1932


Jekyll transformation 1941 


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Louis_Stevenson
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_714.html



Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: