Você Nunca Ouviu...O Rock que vem do Japão por Marcos H.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 4 Comments

É isso mesmo, Pequeno Gafanhoto. Preparei um pequeno mapa do J-rock para você conhecer e descobrir que a música japonesa vai muito além do karaokê.

Na verdade, o J-rock abriga uma série de estilos diferentes que misturam o pop americano, nu-metal e até música romântica. Um deles, o visual kei, é caracterizado por roupas coloridas, muita maquiagem  inspirada no teatro kabuki e aquela "atitude" andrógina que nos faz lembrar das bandas americanas dos anos 80 como o Twisted Sister e o Boy George. 

O maior diferencial para curtir J-rock é sacar a melodia. Todas as músicas possuem um refrão (algumas vezes cantado em inglês) que soa sempre épico, grandioso e inspirador. Obcecados pela perfeição, no Japão músico ruim não tem vez. Com isso, ganhamos uma experiência sonora diferente e inspiradora que dá aquela sensação de aventura. 

Agora é a sua vez de abrir os olhos (e ouvidos) para o J-rock. Banzai (tenha uma longa vida)!

Alice Nine - Tsubasa (J-pop)


Luna Sea - Gravity (J-pop com guitarras que lembram U2 dos anos 80)


Asian Kung-Fu Generation - After Dark (J-rock com pegada Foo Fighters)

  
Abingdon Boys School - Howling (Hard-rock com pegadinha Metal)


Dir en grey - Obscure (Visual Kei/Nu-metal e minha banda predileta com influencia de Korn, filmes de Terror e refrão épico :)


Um Top 20 para você conhecer mais o estilo J-rock


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Japanese_rock#Visual_kei


Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

4 comentários:

rock japones muito loko antis eu não gostava agora eu gosto

Legal, continue acompanhando o AGE para mais novidades musicais!

Cara, J-Rock é uma coisa doida... Comecei a curtir na adolescência, tempo que passava muito do meu tempo jogando Neo-Geo CD!

Conheci muita coisa boa, desde um rock com pegada em blues do Fukuyama Masaharu, o rock n'roll de categoria do Blue Hearts (recomendo as músicas Hitoni Yasashiku, Linda Linda e Blues wo keto ba se) até o som meio viajante da música Love Phantom do B'z (procurei mas não achei nada dessas bandas na net, acho q por ser mais antiga e o volume de coisa nova é grande, acabaram sendo engolidas).

Bom é isso aí, agora tenho mais referências para continuar procurando música japa bacana!

PS: Eu tenho um registro ao vivo (All Live Sold Out) do Blue Hearts, esse disco eu não empresto para ninguém (AHAHAH!) mas eu posso passar o mp3 para quem interessar!

Valeu Lelo! Experimente o http://thejapanscream.blogspot.com/ (acredito que vai encontrar o B'z lá :))