Ouça Esta Letra - Phantom’s Theme (Beauty And the Beast) de Paul Williams por Marcos H.

quinta-feira, fevereiro 10, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 0 Comments

Ok, Geração Y: tenham paciência com este "velhinho" de 41 anos porque este Ouça Esta Letra vem lá do fundo do baú mas é muito especial. Tão especial que preciso falar do filme para você entender a música. Ou seja, você vai ler um Ouça Esta Letra com cara de Escrito para o Cinema. São duas dicas em uma. Bom, né?

O Fantasma do Paraíso (Phantom of the Paradise, 1974) é uma aventura fantástica na forma de Ópera-Rock que mistura referências de O Fantasma da Ópera (Gaston Leroux, escritor, 1910) O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde, escritor, 1890) e Fausto (Goethe, escritor, 1832), entre outros. Como se isso fosse pouco, é dirigido por Brian De Palma (Scarface ,1983/ Os Intocáveis, 1987/ Missão Impossível, 1996). 

Sim, eu sei o que você está pensando: "Putz, um filme de 1975, sem 3D e imagem digital? Tô fora."

Azar o seu. Vai perder um filme indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar, referência absoluta para novos roteiristas e diretores, além de uma trilha sonora moderna e diferente que transita do heavy-metal ao folk. O roteiro de O Fantasma do Paraíso era tão moderno e original para época que até hoje é estudado nas escolas de cinema. Olha o resumão, cortesia do site adorocinema:

Swan (Paul Williams) é um famoso produtor de discos, que rouba de Winslow Leach (William Finley), um desconhecido compositor, uma cantata que retrata a trajetória de Fausto, o lendário mago, que vendeu sua alma ao diabo. Winslow tenta protestar, mas acaba sendo incriminado por Swan e é condenado à prisão perpétua como traficante, sendo enviado para Sing Sing. Enquanto Swan planeja usar a música roubada para inaugurar o "Paraíso", uma nova casa de espetáculos que está planejada para ser o novo templo do rock, Winslow consegue fugir da prisão. Ele pretende se vingar de Swan, mas sofre um terrível acidente em uma prensa de disco, que deixa seu rosto desfigurado. Perseguido por um guarda, Winslow acaba caindo em um rio, sendo dado como morto. Porém alguns acidentes começam a acontecer quando Swan está prestes a inaugurar o "Paraíso".

E para piorar, Winslow apaixona-se por Phoenix (Jessica Harper), uma cantora iniciante que é contratada para cantar em seu lugar. Depois de tudo isso, espero que você encontre uma forma de assistir esta obra-prima em DVD. E a música, afinal?

Paul Willians, compositor, cantor e ator com mais de 17 trilhas sonoras assinadas e um monte de filmes e seriados na bagagem é um sujeito estranho para qualquer época. Baixinho e esquisito, parece um duende do Senhor dos Anéis. Mas o cara tem uma voz bela e singular. Suas letras para este filme bebem na mesma fonte de Edgar Allan Poe (escritor americano, 1809 - 1849) e Charles Baudelaire (Poeta francês, 1821 –1867). É poesia pura e inspiradora para dias onde a falta de criatividade bate mais forte.

Sem mais. Assista o filme, ouça a trilha e venha me contar. Abraços.

Phantom's Theme (Beauty & The Beast)by Paul Willians


Ps.: este clipe não contém cenas do Fantasma do Paraíso. 
As imagens são da versão de O Fantasma da Ópera (2004) para o cinema.
 
Phantom’s Theme (Beauty And the Beast) – Paul Williams

Half asleep I hear a voice
Sonolento eu ouço sua voz
Is it only in my mind?
Será apenas na minha mente? 
Or is it someone calling me
Ou será alguém me chamando
Someone I failed and left behind?
Alguém a quem falhei e deixei para trás?
  
To work it out I let them in
Para compreender as coisas eu os deixo entrar  
All the good guys and the bad guys that I've been
Todos os bandidos e os mocinhos que eu tenho sido
All the devils that disturbed me
Todos os diabos que me atormentam
And the angels that defeated them somehow
E os anjos que os derrotaram de algum modo 
Come together in me now
Se unem dentro de mim agora

Face to face I greet the cast
Face a face eu recebo o elenco 
Set in silence we begin
Estabelecidos no silêncio começamos 
Companions in an empty room
Companheiros de um quarto vazio 
I taste their victory and sin
Eu saboreio suas vitórias e pecados

To work it out I let them in
Para compreender as coisas eu os deixo entrar
All the good guys and the bad guys that I've been
Todos os bandidos e os mocinhos que eu tenho sido
All the devils that disturbed me
Todos os diabos que me atormentam
And the angels that defeated them somehow
E os anjos que os derrotaram de algum modo 
Come together in me now
Se unem dentro de mim agora

A tale of beauty and the beast
Um conto da bela e a fera 
I defend my soul from those who would accuse me
Eu defendo minha alma daqueles que me acusariam
I share the famine and the feast
Eu divido a fome e a festa 
I have been the world and felt it turning
Estive no mundo e o senti girando 
Seen the jester yearning to amuse me
Vi o bobo da corte ansiando por me entreter

Like a circus on parade
Como um circo em uma parada 
Seldom close enough to see
Dificilmente perto o suficiente para enxergar
I wander through an angry crowd
Ando vagando pela multidão zangada
And wonder what became of me
E imagino o que tenha acontecido comigo

To work it out I let them in
Para compreender as coisas eu os deixo entrar
All the good guys and the bad guys that I've been
Todos os bandidos e os mocinhos que eu tenho sido
All the devils that disturbed me
Todos os diabos que me atormentam
And the angels that defeated them somehow
E os anjos que os derrotaram de algum modo
Come together in me now
Se unem dentro de mim agora

Phantom of Paradise - HQ Trailer (1974)





Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve

0 comentários: