Olha Criativo! Toolkit Criação para estudantes e profissionais por Marcos H.

terça-feira, fevereiro 22, 2011 Marcos Henrique de Oliveira 1 Comments

Quem trabalha com propaganda e publicidade sabe que informação é a alma do negócio. Quanto maior a referência, mais conteúdo e argumento o criativo tem para diferenciar o inovador do lugar-comum. Porém, sempre me incomodou esse lance de que a criatividade só se encontra na publicidade. Acredito que qualquer pessoa pode ter uma grande ideia, independente da profissão. 

Sendo assim, resolvi compartilhar com vocês alguns dos sites que uso para exercitar o processo de criação (brainstorm), além de facilitar e otimizar o tempo de execução. Alguns já são bem conhecidos pelos profissionais da área, outros nem tanto. Para você que é estudante de PP e Marketing pode ser uma boa ajuda para seus trabalhos de faculdade. 

Lembro que se você não sabe ler em inglês (ainda!?) está perdendo muita coisa boa. Aproveitem para deixar nos comentários a sua dica de site ou blog também, ok?

THE CRIATIVE FINDER - Portfólio de profissionais de propaganda e publicidade com destaque para ilustradores, diretores de arte, fotógrafos e outros. O motionserved é igualmente interessante.

LOGOTYPES - Site de logos internacionais que você pode baixar para ilustrar o seu trabalho ou lay-out. O free-logotypes também apresenta logos com diversas opções de formato como CDR (CorelDraw 12), EPS (EPS 7) e WMF (rar)

BEST ADS ON TV - Os melhores comerciais do mundo reunidos em um único site. Outros mais conhecidos são o Ads of The World e o creativity-online. O bestadsever vem dividido por categorias como engraçado, político, etc. Uma fonte de referência é o AdAge e o seu "TOP 100 ADVERTISING CAMPAIGNS". Acesse e divirta-se.

STOCK.XCHNG - O verdadeiro e mais legal site para encontrar fotos de graça. Você só precisa se cadastrar e avisar o dono da imagem sobre o uso. Ideal para estudantes e profissionais que desejam fotos em alta resolução para lay-outs e trabalhos de faculdade. Outro menos profissa é o Imagens Gratis que reúne um balaio de fotos encontradas pela internet.
  
MOVIESWALLPAPERS - Posters de cinema e jogos são uma ótima fonte de inspiração criativa. A qualidade gráfica e os artistas de hoje transformam alguns cartazes em verdadeiras obras de arte. Na forma de papéis de parede para sua inspiração. Destaque para o movie-asia. Aproveite.

KULER - o Kuler é uma palheta de cores on-line desenvolvida pela Adobe que facilita o seu trabalho na hora de escolher as relações cromáticas para o seu site, blog ou lay-out. Considero uma ótima ferramenta tanto para diretores de arte profissionais quanto para quem está começando.

CONVERSOR ORTOGRÁFICO - Errar é humano e corrigir é necessário. Parabéns para Porto Editora que disponibilizou esta ferramenta para que você (e eu) não se esqueça do pior "acordo" já feito para Língua Portuguesa. 

NETFONTES - Diferente dos sites gringos, o Netfontes possui uma seção para fontes acentuadas. Isso facilita muito na hora de escolher o estilo certo para o seu lay-out. O Dafont é outra opção bem legal.

KADAZA - Um agregador de sites (em inglês) de tudo quanto é gênero para que você não perca nenhuma informação. Considero essencial.

WEBZINES - Existe uma série enorme de sites e revistas virtuais com dicas sobre redação, direção de arte, webdesign e marketing que acabam com qualquer desculpa para não aprender. Todas estão recheadas de dicas, ícones, templates e muitos recursos gratuitos. Vou listar as minhas preferidas:
http://www.smashingmagazine.com/
Sobre o Autor:
Marcos H. de Oliveira Marcos H. de Oliveira é redator freelance de publicidade e propaganda e consumidor voraz de livros, música, cinema e arte. http://twitter.com/agentescreve