Imortal - O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

quarta-feira, setembro 29, 2010 Marcos Henrique de Oliveira 1 Comments

Imagine atravessar por um espelho e ser quem você quiser? O que você sonhar, você pode ser. Um mundo de escadas sem fim, cobras que aparecem do contorno de rios ou um mundo feminino feito de sapatos gigantes e jóias.Esse é o mundo criado por Terry Gilliam para contar a história de Dr. Parnassus.

Dr. Parnassus é um homem com o dom de guiar a imaginação dos outros. Em uma de suas apostas com o diabo ele teria que entregar seu primeiro filho quando este completasse 16 anos. Nas viagens com seu grupo em uma espécie de teatro itinerante ele busca encantar as pessoas através de um universo sem limites e ganhar as cinco primeiras almas, para salvar sua filha das mãos do diabo.

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus é o filme mais visual do diretor, com efeitos de computação gráfica e animação à mão. Genial e inusitado, o americano Terry Gilliam faz filmes espetaculares nonsense que ultrapassam as barreiras do comum e ajudam a expandir a mente das pessoas

Diretor-autor de “12 macacos”, “Os irmão Grimm” e “As aventuras do Barão Munchausen”, ele se destaca meio a tantos outros que seguem a mesma fórmula. O imaginário é seu filme mais transparente, pois ali se encontra tudo o que ele pensa sobre o mundo e a fantasia, além de críticas ao consumismo e até às pessoas que não valorizam a arte.

Em um dos papéis principais estava Heath Ledger, que constantemente era elogiado pela sua atuação como Coringa em Batman – O cavaleiro das trevas.  Com 1/3 de suas cenas gravadas em O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus, o ator australiano faleceu em Nova York e a produção ficou parada por um tempo. Para dar continuação, os atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel se ofereceram para terminar o papel de Ledger. A mudança de atores para o mesmo personagem é mais um atrativo no filme de história tão peculiar.

No meio de tanta fantasia, O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus apresenta o pior do ser humano. Encanta pelo roteiro, pelas imagens e por seus personagens. Um filme ímpar que não deve encantar a todos, mas não deixa de ser extraordinário.



1 comentários:

helena. disse...

Esse filme é fantástico, mexe com a imaginação!